Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira a agenda esportiva do fim de semana

21/11/2014 17h30

Confira a agenda esportiva do fim de semana

Brasileiros disputarão provas de diversas modalidades, como rúgbi, esgrima, judô, canoagem e maratonas aquáticas

A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) está no Japão disputando o Mundial da modalidade. A equipe entra em campo neste domingo (23.11) contra a seleção da China pela disputa da semifinal. No Brasil, a capital federal recebe a maior competição regional de remo do país, com a presença de 85 atletas que disputarão 25 provas.

Marcio Rodrigues/CPB/MPIX
Marcio Rodrigues/CPB/MPIX#Seleção Brasileira de Futebol de 5 enfrenta a China, no domingo, em busca de uma vaga na final do Mundial da modalidade, que está sendo disputado no Japão
Seleção Brasileira de Futebol de 5 enfrenta a China, no domingo, em busca de uma vaga na final do Mundial da modalidade, que está sendo disputado no Japão

Confira a programação completa:

Futebol de 5
A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) está na semifinal do Mundial da modalidade. A equipe entra em campo neste domingo (23) contra a seleção da China. Na partida desta sexta-feira, a seleção venceu a Alemanha por 4 a 0. A sexta edição do Mundial está sendo disputada em Tóquio, no Japão.

Remo
Brasília recebe este fim de semana a maior competição regional de remo do país. Com 85 atletas inscritos em 25 provas, a Copa Norte-Nordeste será disputada por 12 clubes de seis estados: Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e do Distrito Federal. As finais estão programas para sábado e domingo na raia da AABR (Associação Atlética Banco de Brasília), no Lago Paranoá.

Atletismo
O baiano Sivaldo Santos Viana pode conquistar no próximo domingo o título do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua de 2004, em Brasília, durante a 25ª etapa do evento. Líder na classificação geral masculina, com 462 pontos, o corredor tem 120 pontos de vantagem sobre o mineiro Valdir Sérgio de Oliveira, vice-líder, faltando apenas quatro provas para o término da temporada.

A prova de 10 km do Distrito Federal faz parte do Circuito de Corridas Caixa, que termina no dia 30, com a etapa de São Paulo da competição. O Ranking ainda prevê mais duas corridas: a Volta da Pampulha, de 18 km, em Belo Horizonte (MG), no dia 7 de dezembro, e a São Silvestre (15 km), em São Paulo (SP), no último dia do ano.

Esgrima
O esgrimista Renzo Agresta, que recebe o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, estreia na temporada internacional no Gerevich-Kovács-Kárpáti, etapa de Budapeste (HUN) da Copa do Mundo.

Rúgbi
A Seleção Brasileira de Rúgbi de XV encara neste sábado (22.11), às 12h15, o amistoso contra o Uruguai. A partida será disputada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Os Tupis terão como casa para esse duelo o Estádio Raulino de Oliveira, em um jogo de grande importância na preparação para a próxima temporada.

Ultramaratona
Os atletas Marcos Paulo Espírito Santo, Eduardo Silvério Calisto, Sinval Moreira Aguiar e Márcio Batista de Oliveira representam o Brasil no Campeonato Mundial de Ultramaratona, competição reconhecida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Disputada em Doha, no Catar, a prova é disputada em 100km. Segundo o site oficial da entidade, a competição reunirá o número recorde de cerca de 200 atletas de 39 países.

Canoagem
O Campeonato Sul-Americano de Freestyle acontece neste final de semana em San Juan, na Argentina. O Brasil é representado por João Francisco de Oliveira. A prova será disputada em um rio natural modificado contendo aproximadamente 50 metros cúbicos de água por segundo com grau 2 de dificuldade.

A modalidade de freestyle tem como principal objetivo realizar o maior número de manobras em sequência dentro de uma onda no tempo máximo de 45 segundos.

Judô
A cidade de Campo Grande é um dos maiores centros do judô paraolímpico brasileiro e vai sediar o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos no próximo final de semana. Essa é a competição nacional mais importante do ano na categoria e reunirá 147 judocas de todo o Brasil. As lutas acontecerão no dia 22 de novembro, no Ginásio Moreninho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Ciclismo
A cidade de Rosário Oeste, no Mato Grosso, recebe neste domingo (23) o GP Superprestigio de Ciclismo Olímpico. A prova conta pontos para o ranking nacional olímpico. 

Surf
Com a participação de atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará será disputada a primeira edição da Rota do Mar Open Pipa Surf, na Praia do Amor, em Pipa - distrito de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. As finais serão disputadas na tarde de domingo e os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus e uma prancha.

Maratonas aquáticas
O litoral norte de São Paulo recebe a Travessia do Canal de Ilhabela. Com percurso de 3.800m, a largada será em São Sebastião. “Como o canal é bem fundo, tem muita correnteza, porém, ela geralmente é a favor, o que ajuda muito. A menos que o tempo mude, não há previsão de alteração da direção da corrente. Tudo se encaminha para uma prova tranqüila”, explica o nadador Samir Barel, beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Hipismo
Os principais nomes do hipismo nacional estarão reunidos neste sábado (22.11) na Sociedade Hípica Brasileira para a disputa do Grande Prêmio do CSI-W2* do Rio de Janeiro, na segunda semana do Longines Rio Equestrian Festival. A prova, com obstáculos a 1.60m de altura e início previsto para 17h30min, é válida pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2014 e também soma pontos para o ranking de saltos da FEI, servindo como qualificatória para a final Copa do Mundo de Hipismo, em Las Vegas, no ano que vem.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte