Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira a agenda esportiva do fim de semana

17/10/2014 12h35

Confira a agenda esportiva do fim de semana

Brasileiros disputarão provas de diversas modalidades, como rúgbi, vela, boxe, ginástica rítmica, tênis de mesa, triatlo e maratonas aquáticas

O esporte brasileiro será representado neste fim de semana em competições nacionais e internacionais, nas disputas de rúgbi, vela, boxe, ginástica rítmica, tênis de mesa e triatlo. Em Hong Kong, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo estão perto de garantir o título da Copa do Mundo de maratonas aquáticas neste sábado (18.10). Em Qingdao, na China, recebe a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela, que abre a temporada 2014/2015 da modalidade.

Satiro Sodré/SSPress
Satiro Sodré/SSPress # Equipe do Brasil em preparação para a última etapa da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Hong Kong
Equipe do Brasil em preparação para a última etapa da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Hong Kong

Confira a programação completa:

Maratonas aquáticas
Neste sábado (18), Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo poderão ser consagrados campeões da Copa do Mundo de maratonas aquáticas. Para conquistar os títulos, basta os brasileiros entrarem na água durante a última etapa da competição, que será disputada em Hong Kong.

Boxe
Comandada por quatro atletas que fazem parte do programa Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte, a Seleção Brasileira de boxe disputa na Finlândia o Tammer Tournament. Robenílson de Jesus, Éverton Lopes, Roberto Queiroz e Michel Borges viajaram com Myke Carvalho (Bolsa-Atleta na categoria olímpica) e Juan Nogueira (Bolsa-Atleta nacional) para participar do tradicional torneio.

Realizada desde 1979, a competição vai para sua 35ª edição e contará com 81 atletas de 17 países diferentes. Além do Brasil, o Tammer Tournament terá pugilistas de Escócia, País de Gales, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Tailândia, Uganda, Turquia, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Finlândia, Israel, Estônia e Suécia.

Rúgbi
Na Austrália, as seleções masculina e feminina disputam neste fim de semana o tradicional torneio no balneário de Byron Bay, que reúne clubes, combinados e seleções de países do Pacífico Sul. A delegação nacional conta com 32 jogadores, sendo 16 da seleção masculina e 16 da feminina. A equipe masculina está com a equipe principal completa, enquanto as mulheres estão com uma equipe de jovens em desenvolvimento.

No Brasil, a penúltima rodada da fase de classificação da Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional, pode ser decisiva. No grupo A, o Jacareí (SP) lidera com 31 pontos, e uma vitória sobre o Rio Rugby (RJ) pode dar a classificação antecipada para a equipe do Vale do Paraíba, caso a Poli (SP), vice-líder com 26 pontos, não vença seu confronto diante do BH Rugby (MG). Guanabara (RJ) e Varginha (MG) fazem o outro jogo do grupo. Pelo grupo B, o líder Brummers (RS), e o vice Serra (RS), encaram Maringá Hawks (PR) e Charrua (RS), ambos fora de casa. As duas equipes estão empatadas em pontos, com 34, com vantagem para o Brummers. No outro jogo do grupo, o BC Rugby (SC) recebe o Londrina (PR), em busca da sua segunda vitória.

Vela
A cidade de Qingdao, na China, recebe a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela. A prova abre a temporada 2014/2015 e oferece pontuação importante na corrida pelo título do circuito mundial.

Ginástica rítmica
O Brasil disputa a partir desta sexta-feira (17) o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, em San José de Cucuta, na Colômbia. A Seleção Brasileira, representada por Natália Gáudio, Andressa Jardim, Ana Paula Ribeiro e Stephany Gonçalves, primeiras colocadas no Brasileiro de Vitória (ES), em agosto, competirá no individual e no conjunto.

A competição começa com as apresentações de arco e bola e conjunto. No sábado, será a vez das provas de maças, fitas e conjunto. As finais por aparelhos serão no domingo.

Washington Alves/Inovafoto/COB
Washington Alves/Inovafoto/COB # Seleção Brasileira de ginástica rítmica disputa o Sul-Americano da modalidade na Colômbia
Seleção Brasileira de ginástica rítmica disputa o Sul-Americano da modalidade na Colômbia

Tênis de mesa
A mesatenista brasileira Caroline Kumahara disputa a sua segunda Copa do Mundo de tênis de mesa. A atleta, que integra o programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, passou por uma intensa preparação na China durante as últimas três semanas. Na maior potência mundial do tênis de mesa, a brasileira trabalhou para manter a regularidade nas partidas do Mundial que será de 17 a 19 de outubro, em Linz, na Áustria.

Triatlo
Em busca dos preciosos pontos na chamada "corrida olímpica", os brasileiros Luisa Baptista Duarte, Danilo Pimentel e Wesley Matos estarão em ação neste sábado (18) no 2014 Tongyeong ITU Triathlon World Cup, que será na Coreia do Sul. Os atletas da equipe nacional estão há mais de uma semana no local da disputa, em projeto de intercâmbio, treinando ao lado da equipe coreana. A prova feminina terá 54 participantes e a masculina, 77 atletas.

Tiro esportivo
O Campeonato das Américas de Tiro Esportivo é disputado, até o próximo domingo (19), nos estandes do Club Cinegetico Jalisciense, no México. A competição é uma oportunidade para os atletas brasileiros para aumentar o número de representantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com nove vagas garantidas, por ser o país anfitrião, os nossos atletas miram outras onze, as primeiras individuais, que estarão em disputa na competição.

Canoagem
A cidade de Foz do Iguaçu recebe o Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 Sênior e Máster. Canoístas de 14 países competem no Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional.

O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 é disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master. O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting, conta com o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira - BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e possui apoio do Macuco Safari, Sistema Unimed e Seguros Unimed.

Ciclismo
A cidade de Curitiba realiza a partir desta sexta-feira (17) a terceira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2014 - Troféu João Schwindt. A competição vai até o próximo domingo (19), em um circuito com cerca de 1900 metros montado no Centro Cívico da capital paranaense, em frente ao estacionamento da Prefeitura.

Polo aquático
A maior competição de clubes de polo aquático masculino do país começa neste fim de semana. A VII Liga Nacional de Polo Aquático – III Super Liga reúne oito equipes, do Rio de Janeiro e São Paulo, em mais de 40 partidas. Dividido em dois turnos, semifinal e final, sendo a decisão realizada em jogo único, o torneio encerra o calendário adulto da modalidade, no dia 14 de dezembro, no 49º jogo.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte