Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira a agenda esportiva do fim de semana

26/09/2014 11h36

Confira a agenda esportiva do fim de semana

Brasileiros disputam campeonatos mundiais de basquete, vôlei, ginástica rítmica, ciclismo estrada e bocha. No judô, o país encara os japoneses no Desafio Internacional

Duas seleções brasileiras estão na Turquia para disputar os campeonatos mundiais das respectivas modalidades. A equipe nacional de basquete estreia no Mundial neste sábado (27) contra a seleção da República Tcheca. No Mundial de ginástica rítmica, o país será representado pelas meninas da seleção de conjunto. Já na Itália, a equipe feminina disputa o Campeonato Mundial de vôlei.

Murat Ozturk/CBB/Bradesco
Murat Ozturk/CBB/Bradesco # Seleção Brasileira feminia estreia neste sábado no Mundial de Basquete
Seleção Brasileira feminia estreia neste sábado no Mundial de Basquete

Confira a programação completa:

Basquete

Começa neste sábado (27.09) o Campeonato Mundial de Basquete na Turquia. A equipe nacional está no grupo “A” e inicia a competição contra a República Tcheca. No domingo (28.09), as brasileiras enfrentam a Espanha e, depois, encerram a fase de grupos contra o Japão, na terça-feira (30.09).

Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos três primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.

Enquanto isso, o Rio de Janeiro recebe nos dias 26 e 28 de setembro a Copa Intercontinental de basquete. Popularmente conhecida como Mundial de Clubes, a competição voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: o Flamengo, campeão da Liga das Américas, e a equipe israelense Maccabi Tel-Aviv, vencedora da Euroliga.

Judô

As duas maiores potências do judô masculino mundial, Brasil e Japão, irão disputar o Desafio Internacional no próximo domingo (28.09), em São Paulo. Após o Desafio Internacional, as equipes continuarão na cidade para um treinamento de campo, no Parque do Ibirapuera, até o dia 1º de outubro, quando os asiáticos se despedem do Brasil.

Vôlei

A Seleção Brasileira de vôlei já conta com três vitórias no Campeonato Mundial da Itália. Os próximos desafios da equipe serão contra a Turquia, no sábado (27.09), e a Sérvia, no domingo (28.09).

Vôlei de praia

A cidade de Barueri recebe as partidas do Grand Slam de São Paulo de vôlei de praia. É a última etapa do Grand Slam da temporada do Circuito Mundial de vôlei de praia. O país terá força máxima na competição, com seis duplas no masculino e outras seis no feminino.

Divulgação
Divulgação # Seleção de conjunto disputa, neste sábado, as qualificatórias do Mundial de Ginástica Rítmica
Seleção de conjunto disputa, neste sábado, as qualificatórias do Mundial de Ginástica Rítmica

Ginástica rítmica

O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica está sendo disputado na Turquia até o próximo domingo (28.09). Após a participação de Andressa Jardim, Natália Gaudio e Angélica Kvieczynski no individual, neste fim de semana entra em cena a seleção de conjunto. As qualificatórias serão no sábado (27) e as finais, no domingo (28).

Bocha paraolímpica

Termina neste sábado (27) o Campeonato Mundial de bocha paraolímpica. A competição está sendo disputada em Pequim, na China. O país tem chance de pódio com os medalhistas paraolímpicos Eliseu dos Santos e Dirceu Pinto, ambos contemplados pelo programa Bolsa Pódio, na classe BC4, enquanto Antônio Leme, Bolsa-Atleta categoria nacional, compete na BC3. O país já garantiu duas pratas na disputa por equipes e em pares.

Ciclismo de estrada

A delegação brasileira de ciclismo de estrada está na Espanha na disputa do Campeonato Mundial da modalidade. A equipe nacional conta com 12 atletas.

BMX

Os pilotos brasileiros disputam neste fim de semana na cidade de Chula Vista, nos Estados Unidos, a quinta etapa da Copa do Mundo de Supercross. A Seleção Brasileira conta com cinco atletas.

Futebol feminino

De olho na vaga para disputar a Copa do Mundo FIFA 2015 de futebol feminino, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina no quadrangular final da Copa América de Futebol Feminino. No domingo (28), a equipe nacional enfrenta a Colômbia.

Remo

O Campeonato Brasileiro Sênior de Remo será disputado até domingo (28.09) na raia da Universidade de São Paulo (USP). A competição conta com mais de 220 barcos de 32 clubes, associações e federações de nove estados e Brasília. O brasileiro terá 23 provas olímpicas (13 masculinas e 10 femininas) e quatro paraolímpicas (duas masculinas, uma feminina e uma mista).

Canoagem Velocidade e Paracanoagem

Com a presença de 401 atletas de 13 estados, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 está sendo disputado até domingo (28) no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba (PR).

Rúgbi

Neste fim de semana será disputada a penúltima rodada da fase de grupos do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby.

Tênis de mesa

O tênis de mesa nacional está em Aracaju na disputa da etapa da Copa do Brasil da modalidade.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte