Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confederação de Pentatlo e Marinha firmam parceria para implantação de CT da modalidade no Cefan

Pentatlo moderno

18/05/2017 16h51

Rio de Janeiro

Confederação de Pentatlo e Marinha firmam parceria para implantação de CT da modalidade no Cefan

Convênio visa instalar Centro Nacional de Pentatlo Moderno. Instalação compõe a Rede Nacional de Treinamento

A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) e a Marinha do Brasil firmaram parceria para implantação do Centro de Treinamento da modalidade no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), Zona Norte do Rio de Janeiro. A estimativa é de que o CT atenda cerca de 40 atletas, com idade entre 8 e 29 anos. O convênio com a Marinha contempla tanto atletas de alto rendimento quanto da base. Eles utilizarão a sala de musculação, a pista de atletismo, a piscina, a sala de esgrima e o stand de tiro.

Piscina do Cefan. Foto: Roberto Castro/ME

É a segunda instalação esportiva de pentatlo na capital fluminense. O Parque Olímpico de Deodoro, utilizado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, conta com área de treinamento para os atletas nacionais que reúne esgrima, natação, hipismo e o laser-run (combinado de tiro a laser e corrida).

O vice-presidente da CBPM, Celso Sasaqui, explica que a instalação esportiva contemplará também ciência do esporte. "Também vamos implantar e manter um programa de cursos, clínicas e campos de treinamento para capacitar os profissionais envolvidos nas atividades e realizar competições nacionais e internacionais de pentatlo", explica.

A parceria prevê ainda suporte aos pentatletas, como alimentação no local. Além das áreas da esgrima e do tiro a laser, a confederação também ficará responsável por disponibilizar um profissional de educação física com curso internacional na modalidade para gerir as atividades esportivas. "Queremos dar melhores condições a atletas de alto rendimento e garimpar novos talentos para o programa esportivo existente no Cefan", completou Celso Sasaqui.

Rede Nacional de Treinamento

O Cefan recebeu R$ 19 milhões do Governo Federal para reforma da instalação esportiva. O local foi utilizado por delegações estrangeiras como sede de treinamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Como legado das Olimpíadas, o Cefan recebeu equipamentos esportivos utilizados no megaevento: taekwondo (coletes e capacetes com itens eletrônicos e tatames), levantamento de peso e halterofilismo (paralímpico). Os equipamentos estão em pleno uso, utilizados em eventos realizados na própria unidade, em competições e treinamentos, com atletas civis e militares pertencentes ao Programa Olímpico da Marinha (Prolim) ou com atletas iniciantes, pertencentes aos Projetos Sociais, como o Programa Forças no Esporte (Profesp).

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno