Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Competição de canoagem velocidade contará com a participação de campeões mundiais

Canoagem velocidade

02/09/2015 17h46

Eventos-teste

Competição de canoagem velocidade contará com a participação de campeões mundiais

Entre os brasileiros estão Isaquías Queiroz e Erlon Silva, além de grandes nomes do esporte paralímpico, como Fernando Fernandes

Cerca de 50 medalhistas do último Campeonato Mundial, disputado em agosto, em Milão (Itália), incluindo os brasileiros Isaquías Queiroz (ouro na prova C2 1000m e bronze na C1 200m) e Erlon Silva (ouro na C2 1000m), estão inscritos para o Desafio Internacional de Canoagem Velocidade. A competição será o décimo evento-teste do Aquece Rio e será realizada de sexta-feira (4) a domingo (6), na Lagoa Rodrigo de Freitas. O evento, aberto ao público, vai reunir 180 atletas de 30 países.

Na competição entre atletas olímpicos do Desafio, com provas nos três dias do evento a partir das 9h, haverá grandes nomes internacionais que foram ao pódio no Mundial de Milão, como o alemão Sebastian Brendel, o dinamarquês René Holten Poulsen, o canadense Mark de Jonge e a húngara Gabriela Szabó, além dos brasileiros Isaquías e Erlon. O mesmo ocorrerá nas disputas paralímpicas do evento-teste, cujas provas, a partir de 13h, serão realizadas no sábado e no domingo. Estão confirmadas as presenças dos brasileiros Fernando Fernandes, Fernando Rufino, Debora Benivides e Aline Souza, além de nomes como o austríaco Markus Swoboda e o alemão Tom Kierey.

isaquias3acbca.jpg
Os campeões mundiais Erlon Silva e Isaquías Queiroz (de azul) estarão em ação no evento-teste na Lagoa. Foto: CBCa

"As principais áreas a serem testadas são as de resultados e de organização da competição", explica Sebastian Cuattrin, gerente de competição da canoagem do Comitê Rio 2016, sobre o trabalho que envolverá 38 áreas funcionais no evento-teste. Ele disse que o desempenho das pessoas envolvidas na organização também merecerá atenção especial.

Um trabalho importante na área de segurança será colocado em prática na Lagoa: o de resgate dos atletas paralímpicos. "Eles têm adaptações nas quais ficam extremamente presos às embarcações, de forma que eles se sintam parte do equipamento e possam remar melhor. Porém, às vezes, quando viram na água, pode dar um pouco de trabalho para que possam ser retirados da embarcação", explica Cuattrin. "Então a equipe de bombeiros e resgate foi treinada levando em consideração o paracanoísta".

O gerente de competição - que defendeu o Brasil em Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004 - explica os principais atrativos do evento-teste para os atletas que irão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. "Vale, principalmente, para avaliar as condições da 'pista' e do vento que vão encontrar no ano que vem".

Na Lagoa serão realizadas disputas olímpicas de canoa (C) e caiaque (K) nas seguintes provas: K1 1.000m, K2 1.000m, C1 1.000m, C2 1.000m, K1 200m, K2 200m e C1 200m, todas no masculino, além do K1 500m, K2 500m e K1 200m no feminino. Na versão paralímpica, as provas são: K1 200m, KL1, KL2 e KL3, todas no masculino e no feminino.

Fonte: Rio 2016