Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil escolhe Hamamatsu como sede da aclimatação para Tóquio

Geral

02/08/2017 11h34

Jogos Paralímpicos

Brasil escolhe Hamamatsu como sede da aclimatação para Tóquio

Com cerca de 790 mil habitantes, cidade fica na província de Shizuoka, 260km ao sul de Tóquio, e abriga a maior colônia brasileira no Japão

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou que fará a sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na cidade de Hamamatsu, no Japão. O acordo foi assinado em evento na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo.

A direção técnica do comitê esteve em Hamamatsu em junho, quando visitou as instalações esportivas. Todas serão adequadas a fim de propiciar as melhores condições de acessibilidade e treinamento aos atletas do Brasil. "Começamos a conversar com Hamamatsu ainda em 2016 e agora concretizamos a parceria. Foi fundamental a disposição deles em promover os ajustes necessários nos ginásios e hotéis para que tivéssemos a melhor estrutura possível", disse Mizael Conrado, presidente do CPB. "Pelo que pudemos analisar, os locais já são de muito boa qualidade. Nossos atletas terão excelentes condições e este, certamente, será um passo importante para a performance brasileira em Tóquio", completou.

Prefeito de Hamamatsu, secretária dos direitos da pessoa com deficiência do governo de São Paulo e o presidente do CPB: parceria. Foto: CPB

Com cerca de 790 mil habitantes, Hamamatsu fica na província de Shizuoka, 260km ao sul de Tóquio. A cidade abriga a maior colônia brasileira no Japão, o que motivou o município a interessar-se em receber a delegação nacional. "Estou muito feliz por me reunir aqui com o presidente Mizael Conrado para a assinatura do contrato. Visitei o Brasil pela primeira vez em abril do ano passado e então preparamos um documento para confirmar as nossas intenções junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Gostaria de manifestar minha gratidão pela oportunidade que está nos sendo dada", disse o prefeito da cidade, Yasutomo Suzuki.

Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a delegação brasileira conquistou o oitavo lugar no quadro geral de medalhas. Foram 72 conquistas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze - o maior número de pódios já alcançado pelo país em uma Paralimpíada. O CPB está em fase de elaboração de seu planejamento estratégico, que apontará até outubro as metas a serem atingidas pelo Brasil em Tóquio 2020 e Paris 2024.

Além do prefeito de Hamamatsu e de Mizael Conrado, a celebração do contrato contou com a presença da secretária de estado dos direitos da pessoa com deficiência do governo de São Paulo, Linamara Battistella.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro