Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Olímpico dos Estados Unidos destaca “progresso impressionante” na preparação dos Jogos Rio 2016

20/11/2014 09h31

Comitê Olímpico dos Estados Unidos destaca “progresso impressionante” na preparação dos Jogos Rio 2016

Em visita ao Rio liderada pela Diretora-executiva do Comitê Olímpico dos Estados Unidos Leslie Gamez, delegação norte-americana ressalta avanços no Parque Olímpico da Barra e na Vila Olímpica e Paralímpica

Diretora-executiva do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Leslie Gamez destacou o “progresso impressionante” na preparação para os Jogos Rio 2016 após uma visita de três dias à cidade, encerrada na quarta-feira (19.11). Na maior viagem realizada pelos norte-americanos ao Rio até o momento, mais de 60 membros do órgão se reuniram com representantes do Comitê Rio 2016 e visitaram instalações dos Jogos, com foco especial no planejamento logístico.

“Foi ótimo, vimos um progresso impressionante”, disse Leslie, após sua quinta visita à cidade. “Em termos de infraestrutura, os hotéis estão sendo construídos, o progresso no Parque Olímpico da Barra é fantástico e a Vila Olímpica e Paralímpica continua impressionante. Ela parece maravilhosa e tem uma ótima localização. Nossas equipes terão bastante conforto lá”, elogiou.

Rio 2016/Lucas Freitas
Rio 2016/Lucas Freitas#Diretora-executiva do Comitê Olímpicos dos Estados Unidos, Leslie Gamez elogiou a preparação do Rio para receber os Jogos de 2016
Diretora-executiva do Comitê Olímpicos dos Estados Unidos, Leslie Gamez elogiou a preparação do Rio para receber os Jogos de 2016

A executiva revelou ainda que uma parte da delegação ficou muito satisfeita após uma visita ao Parque Olímpico de Deodoro. “Alguns de nossos representantes foram a Deodoro na terça (18.11) e disseram que foi uma visita muito boa”, conta.

Enquanto os Estados Unidos já receberam quatro edições dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro será palco da primeira edição dos Jogos na América do Sul. Para Leslie, é também uma oportunidade única. “O Rio é o lugar perfeito para receber os Jogos. Tem uma cultura maravilhosa e as pessoas são muito calorosas e acolhedoras, além de ser um cenário lindo. Eu amo o Brasil e acho que todos na nossa delegação também, porque é um país muito esportivo e podemos sentir o entusiasmo e a paixão pelo esporte em todos. Desde os donos de hotéis até os motoristas de táxi, todos parecem muito animados com os Jogos”, acrescentou.

A norte-americana acredita que o triatlo, o ciclismo de estrada e a maratona serão as provas de maior sucesso nos Jogos Rio 2016. “Estas provas serão maravilhosas porque será possível ver diversos locais icônicos da cidade. Elas estarão em destaque”, afirma Leslie, destacando que a delegação norte-americana também está animada para vivenciar a atmosfera vibrante de Deodoro e para competir nas outras instalações, além de participar das cerimônias de abertura e encerramento. “O Maracanã é um dos principais estádios esportivos do mundo e irá criar muita animação entre os atletas e os espectadores”.

A delegação norte-americana deve ter mais de 1.000 pessoas nos Jogos Rio 2016, incluindo 575 atletas, além de membros das comissões técnicas e equipes de apoio. Natação, atletismo, voleibol, luta olímpica, ginástica, basquetebol e remo são alguns dos esportes representados na visita desta semana, que foi liderada por Alan Ashley, gerente de Esportes, que também passou um retorno positivo aos organizadores.

Rio 2016/Mathilde Molla
Rio 2016/Mathilde Molla#Mais de 60 membros do Comitê Olímpico dos Estados Unidos visitaram o Rio nesta semana
Mais de 60 membros do Comitê Olímpico dos Estados Unidos visitaram o Rio nesta semana

“Houve muito progresso, tudo está realmente muito bom. A Vila Olímpica e Paralímpica e o Parque Olímpico da Barra estão tomando uma forma linda. Vimos muito progresso no último ano e ainda mais desde o fim da Copa do Mundo (em julho)”, destacou.

Alan também ressaltou o legado que os Jogos deixarão para o Brasil. “As estatísticas mostram que sempre que um país recebe os Jogos ele melhora bastante seus resultados. Os atletas que conseguem sucesso viram heróis para as crianças e isso tem um impacto muito importante. Além disso, há também o legado das instalações e as oportunidades para aumentar a prática esportiva. Vimos isso acontecer sempre que sediamos os Jogos”, lembrou.

Os Estados Unidos pretendem ter uma nova oportunidade de receber os Jogos em 2024, com a candidatura de Los Angeles, São Francisco, Boston ou Washington. E Leslie não consegue esconder sua empolgação com a ideia. “Sempre temos esperança de que os Jogos Olímpicos possam voltar aos Estados Unidos porque o legado é muito importante e temos muito orgulho de colocar qualquer uma das nossas cidades em evidência. Significaria muito para o nosso país e para os nossos atletas”, finalizou.

Fonte: Rio 2016