Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com vitória nas duplas, Marcelo Melo leva Brasil a um título de Wimbledon após 51 anos

Tenis

15/07/2017 18h00

Tênis

Com vitória nas duplas, Marcelo Melo leva Brasil a um título de Wimbledon após 51 anos

Última conquista havia sido em 1966 com Maria Esther Bueno. Atleta mineiro, número um do mundo na categoria, conquistou o troféu ao lado do polonês Lukasz Kubot

O grande sonho da carreira do brasileiro Marcelo Melo virou realidade. O tenista mineiro e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, foram campeões de duplas da edição 2017 do torneio de Wimbledon, após uma maratona de 4h39min de partida neste sábado (15.07), na quadra central do torneio. Com o resultado, o Brasil volta a conquistar o tradicional Grand Slam inglês após 51 anos, pela primeira vez entre os homens em 140 anos de história. A última comemoração de um tenista profissional do País havia sido nas duplas femininas, em 1966, com Maria Esther Bueno.

Kubot e Melo celebram o troféu conquistado em Wimbledon. Foto: AELTC/Florian Eisele

Melo e Kubot, cabeças de chave 4 e melhor dupla do mundo na temporada, derrotaram o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic – cabeças 16 – por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 7/5, 7/6 (7/2), 3/6 e 13/11. Jogo terminado, uma grande comemoração, no momento em que Marcelo – atual número 1 do ranking mundial individual de duplas – entra para a história ao lado de Kubot. Ele ajoelhou, abraçou o parceiro, correu em direção ao irmão Daniel, seu técnico, vibrou muito e se emocionou ainda mais ao receber e morder o troféu de campeão.

“Não tenho palavras para descrever o sentimento. Eu ainda vou precisar de um tempo para assimilar. É aproveitar agora o momento, curtir o máximo. Meu sonho sempre foi conquistar um Grand Slam e, especialmente, Wimbledon"

“Não tenho palavras para descrever o sentimento. Eu ainda vou precisar de um tempo para assimilar. É aproveitar agora o momento, curtir o máximo. Meu sonho sempre foi conquistar um Grand Slam e, especialmente, Wimbledon.  Sempre falei isso. Todos os anos que meu foco era vir e ganhar aqui. Desde pequeno sonhei.  A grama foi um piso que sempre gostei de jogar. E poder ganhar aqui, nossa... É Wimbledon! Poder entrar para a história. Ser afortunado de jogar naquela quadra central e vencer. Realmente, puderam ver pela minha reação”, comemorou um emocionado Marcelo.

Com a vitória, a dupla somou nada menos do que 14 partidas invictas em quadras de grama e três títulos nesse piso este ano, em uma trajetória que começou com o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda, passou pelo ATP 500 de Halle, na Alemanha, e terminou de forma brilhante em Wimbledon. Até o torneio holandês, Melo não tinha títulos na grama. Agora, soma três consecutivos e com o grande sonho realizado em Londres.

Marcelo Melo, que é contemplado com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, encerra Wimbledon com muitas conquistas: campeão, número 1 do ranking mundial individual de duplas e recordista brasileiro em número de títulos na carreira, com 27. Cinco nesta temporada. Agora, tem dois Grand Slam: Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Na campanha do vice em Wimbledon e para ser campeão em Roland Garros, Melo jogou com o croata Ivan Dodig.

O momento em que a conquista se tornou real. Foto: AELTC/Florian Eisele

“Agradeço todo mundo, ao meu time, todos que trabalham comigo, meus patrocinadores, todo mundo que me apoia, os torcedores que mandam mensagens. A todo mundo que me incentiva e torce por mim. É isso. Estava muito feliz por já ter conquistado Roland Garros e ter sido número 1. Agora, aqui, esta semana, recuperar o número 1 do mundo, naquela semifinal tão importante, e virar campeão de Wimbledon. Estou muito feliz”, disse Marcelo Melo.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis