Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com todos os atletas no pódio, judô se despede com 14 medalhas

Judô

30/05/2018 19h21

Cochabamba 2018

Com todos os atletas no pódio, judô se despede com 14 medalhas

Foram quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes conquistados por atletas da nova geração em quatro dias de disputas

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

A nova geração do judô brasileiro mostrou que a modalidade individual que mais conquistou medalhas para o país em Jogos Olímpicos (22 pódios) conta com uma safra que tem tudo para dar sequência às performances de nomes como a bicampeã mundial Mayra Aguiar e a campeã olímpica e Mundial Rafaela Silva. Nos Jogos Sul-Americanos, a geração Sub-23 conquistou 14 medalhas em quatro dias de combates. Foram quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes, na liderança folgada do quadro de medalhas da modalidade. 

“Achei ótima a participação brasileira. Conseguimos medalhas em todas as categorias. Viemos com uma nova geração, que provou a ótima fase de renovação do nosso país. Vamos ver muitos desses judocas nos próximos Jogos Olímpicos”, avaliou o campeão mundial Luciano Corrêa, que abandonou os tatames recentemente e estreou na Bolívia como chefe de equipe da seleção brasileira.

judo.wa.30.05-18.jpg
Brasil conquistou 14 medalhas nos Jogos Sul-Americanos. Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Nesta quarta-feira (30.05), último dia de disputas da modalidade, o Brasil conquistou mais duas medalhas. Luiza Cruz garantiu o ouro no pesado feminino (+78kg) e João Marcos Cesarino (+100kg) ficou com o bronze no pesado masculino. 

Todos os 14 atletas brasileiros que subiram ao tatame do Coliseu José Villazón voltaram para casa com uma medalha. Entre eles, dez recebem o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. “Ressalto a conduta exemplar de todos eles, desde o embarque em Guarulhos até o retorno. Temos jovens promissores que irão dar muita alegria ao nosso país. Eles mostraram profissionalismo, disciplina e muita vontade de vencer”, acrescentou Luciano Corrêa.

Os Jogos Sul-Americanos foram a primeira oportunidade de Luciano Corrêa fora dos tatames. O campeão mundial gostou da experiência. “Fiquei feliz pela oportunidade que tive de contribuir com o esporte brasileiro de outra forma, fora do tatame. Foi bom poder passar um pouco da minha experiência com os atletas”, disse.

Pódios brasileiros em Cochabamba2018:

Ouros:
Larissa Pimenta (52kg)
Michael Marcelino (66kg)
Luiza Cruz (+78kg)
Leonardo Gonçalves (100kg) 

Pratas
Robson Penna (60kg)
David Lima (73kg)
Giovani Ferreira (90kg)
Gabriella Moraes (63kg)
Laislaine Rocha (78kg)

 Bronzes
Larissa Farias (48kg)
Gabrielle Gonzaga (57kg)
Tiago Pinho (81kg)
Bruna Silva (70kg)
João Cesarino (+100kg).  

Breno Barros, de Cochabamba, na Bolívia – Rededoesporte.gov.br