Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com time de estrelas, Brasil disputa Campeonato Mundial de Natação

Natação

10/12/2018 13h51

Natação

Com time de estrelas, Brasil disputa Campeonato Mundial de Natação

Cesar Cielo, Nicholas Santos e Etiene Medeiros, entre outros, fazem parte da equipe brasileira

O Campeonato Mundial de Natação em piscina curta começa nesta terça-feira (11.12), no horário chinês, e na noite desta segunda-feira (10.12), no horário de Brasília. A seleção brasileira tenta manter o bom retrospecto na competição que, em 2018, é realizada no Centro Olímpico de Hangzhou, na China.

O time brasileiro vai para o Mundial de 2018 com várias estrelas. Etiene Medeiros, bicampeã mundial em piscina curta e campeã em piscina longa; o recordista mundial dos 50m borboleta, Nicholas Santos; e o campeão olímpico Cesar Cielo, que pode se tornar o atleta brasileiro com maior número de medalhas em campeonatos mundiais – ele está empatado (17 medalhas) como iatista Robert Scheidt.

César Cielo. Foto: Satiro Sodré/CBDA

"A gente acabou não mudando muita coisa do que fizemos para o Finkel e a ideia é chegar aqui e nadar melhor do que eu nadei no Finkel e ajudar o máximo que eu posso nos revezamentos", disse Cielo, que ressaltou que não foca no recorde de medalhas em mundiais.

"Na verdade, não faz parte das minhas prioridades na competição. É um marco importante para mim e para a natação, mas a prioridade é que o Brasil tenha os melhores times no revezamentos e nas provas individuais. Não quero passar por cima de uma escalação de revezamento para ter uma medalha a mais. Quero fazer a minha parte", afirmou o campeão olímpico.

etienemedeirosfotocbdadivulgacao3x2.jpg
Etiene Medeiros. Foto: CBDA

"Meu objetivo é baixar o recorde mundial. Quero nadar abaixo do 21s75. Quero ajudar bastante nos revezamentos. Espero trazer o maior número de medalhas para o Brasil na competição. Queremos ter uma edição ainda melhor do que Doha e acredito que a gente possa fazer isso", falou Nicholas Santos.

Multicampeão em etapas da Copa do Mundo da Fina e vivendo uma de suas melhores temporadas na carreira, Felipe Lima é outra estrela do Brasil na competição. O atleta, que nadará as provas 50m e 100m peito, além de revezamentos, espera ajudar a equipe brasileira a figurar entre as primeiras no quadro de medalhas do Campeonato Mundial.

"Estou em uma temporada muito boa vindo da piscina longa e passando em piscina curta. A expectativa é grande para essa competição. A ideia é ir passo a passo, passando por eliminatória, semifinal e final. O caminho das Olimpíadas começou em 2016 e cada competição é importante para a gente chegar bem lá em Tóquio", falou Felipe.

O Campeonato Mundial terá eliminatórias sempre a partir das 23h30 (de Brasília) e finais às 9h, também no horário brasileiro de verão. O Sportv transmite todas as etapas.

Confira as provas dos nadadores brasileiros no Campeonato Mundial de Hangzhou:

» Daiene Dias – 50m borboleta e 100m borboleta.
» Etiene Medeiros – 100m costas, 50m costas e 50m livre.
» Larissa Oliveira – 200m livre, 100m livre e 50m livre.
» Manuella Lyrio – 200m livre e 100m livre.
» Cesar Cielo – 50m livre e 100m livre.
» Matheus Santana – 50m livre e 50m borboleta.
» Guilherme Guido – 100m costas e 50m costas.
» Felipe Lima – 100m peito e 50m peito.
» João Gomes Júnior – 100m peito e 50m peito.
» Nicholas Santos – 50m borboleta.
» Leonardo de Deus – 200m borboleta, 100m borboleta e 200m costas.
» Leonardo Santos – 200m medley e 400m medley.
» Brandonn Almeida – 400m medley.
» Guilherme Basseto – 100m costas e 50m costas.
» Marcelo Chierighini – 100m livre.
» Breno Correia – 200m livre.
» Luiz Altamir – 200m borboleta e 200m livre.
» Diego Prado – 100m medley.
» Fernando Scheffer – 400m livre.
» Caio Pumputis – 200m medley, 100m medley e 200m costas.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos