Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com problemas resolvidos em apartamentos e russas vetadas no remo, australianos entram na Vila e herdam vagas

Geral

26/07/2016 17h50

Austrália

Com problemas resolvidos em apartamentos e russas vetadas no remo, australianos entram na Vila e herdam vagas

Segundo a chefe de missão da delegação, atletas que chegam nesta terça ao Rio já vão direto para o alojamento oficial. Oito meninas do remo são convocadas às pressas para substituir time russo impedido de disputar os Jogos

07262016_australia1130.jpg
Prédio que será ocupado pela delegação da Austrália na Vila dos Atletas. Foto: Roberto Castro/Brasil2016.gov.br

Depois de dois dias de desgaste em relação à qualidade das acomodações na Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, Kitty Chiller entrou na sala de imprensa do Centro Principal de Mídia do Parque Olímpico da Barra com um sorriso de duplo significado. Segundo a chefe de missão da Austrália, os avanços nas últimas 24 horas no cuidado com os apartamentos foi significativo a ponto de permitir aos australianos que já estão na cidade e aos que estão chegando a possibilidade de se dirigir ao alojamento oficial, na Barra da Tijuca.

» Rio 2016 coloca 630 operários em ação para ajustes na Vila Olímpica até quinta

"Estou feliz de anunciar que os atletas que estão chegando hoje à noite vão direto para a Vila. Alguns integrantes da nossa equipe se mudaram pela manhã. Minhas malas estão sendo levadas para lá enquanto nós conversamos aqui e outros entram amanhã", afirmou Chiller, que prevê 50 atletas de sua delegação no local nesta quarta. O voo que chega esta noite, segundo ela, traz representantes do rúgbi, do hóquei, da ginástica artística, do tiro esportivo e do tiro com arco.

07262016_australia_1130.jpg
Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália no Rio: problemas na Vila praticamente resolvidos e a confirmação de que a delegação feminina será a maior percentualmente já registrada pelo país da Oceania. Foto: Getty Images

De acordo com a chefe de missão australiana, restam agora três questões de vazamento a serem resolvidas, em três quartos, de três diferentes apartamentos, em três diferentes andares. Ao todo, a delegação do país da Oceania vai ocupar um total de 15 andares do prédio 23 da Vila dos Atletas. 

Ela espera encontrar amanhã com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na cerimônia oficial de entrada dos atletas na Vila, por volta das 13h, na área internacional do espaço. "Estamos ansiosos por encontrá-lo. Inclusive teremos algumas surpresas esperando por ele. Vai ser divertido", afirmou. 

Herdeiras de última hora

Outro motivo para o sorriso de Chiller tinha razão esportiva. A Austrália herdou a vaga da equipe de oito do remo feminino porque o time da Rússia foi impedido de participar dos Jogos pela federação internacional da modalidade, em razão de não cumprir requisitos de comprovação de que os atletas foram atestados como livres de doping. Assim, além de ter de chamar o time às pressas, a adesão de mais integrantes à delegação feminina determinou que o time australiano chegue, pela primeira vez, a um predomínio quantitativo de mulheres.

"Com isso, 50,4% dos nossos atletas serão mulheres. É a primeira vez que isso ocorre em Jogos Olímpicos de Verão", afirmou a dirigente, que disse não estar preocupada com o fato de o grupo não estar treinando para os Jogos. "É um time que já vinha acompanhando grande parte de nossa preparação. Eles estão tão preparados quanto qualquer outro atleta. Obviamente, ficar sabendo hoje e entrar num avião em poucos dias não é o ideal, mas a emoção e a alegria que elas estão sentindo compensa isso", disse. A estimativa é de que o grupo chegue ao Rio no dia 5 de agosto.

Gustavo Cunha - Brasil2016.gov.br