Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com derrota por equipes para a China, tênis de mesa brasileiro fica sem medalha

Tenis de mesa

14/10/2018 16h21

Buenos Aires 2018

Com derrota por equipes para a China, tênis de mesa brasileiro fica sem medalha

Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro pararam nas oitavas de final diante de Sun Yingsha e Wang Chuqin, por 2 x 0

Não deu para os brasileiros desafiarem a lógica nas oitavas de final do tênis de mesa, nos confrontos válidos pela competição de equipes mistas. Diante dos chineses Sun Yingsha e Wang Chuqin, atletas que já conquistaram os títulos individuais dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro lutaram, mas acabaram eliminados neste domingo (14.10) por 2 x 0. 

O encontro antecipado com os asiáticos nas oitavas de final se deu devido à classificação do Brasil em segundo lugar no Grupo H, depois de uma derrota por 3 x 0 diante da equipe Europa 5. “Se a gente tivesse passado em primeiro, teria um caminho diferente. Não tivemos uma boa sorte pegando a China”, lamenta Bruna, atual número 70 do ranking mundial adulto. 

GuilhermeeBruna3x2.jpg
Eliminados precocemente dos Jogos da Juventude, Guilherme e Bruna agora miram o Mundial Juvenil. Foto: Ana Cláudia Felizola/Rededoesporte.gov.br

A mesatenista entrou primeiro para o jogo, encarando, mais uma vez, a chinesa número 37 da listagem internacional adulta e que também eliminou a brasileira, nas quartas de final, da disputa pelo título individual. Depois de perder os dois primeiros sets, por 11/8 e 11/7, Bruna tentou uma reação na terceira parcial e chegou a abrir quatro pontos de vantagem em cima da algoz. A diferença no placar, contudo, durou pouco: a chinesa logo encostou e virou, para fechar o último set em 11/8 e a partida em 3 x 0.

“Ela variou mais no final e acabei me perdendo no ritmo dela”, conta Bruna. “A gente sabia que ia ser um jogo muito duro. Tentamos o melhor, mas infelizmente não conseguimos”, comenta a brasileira, que na próxima semana já disputa um Aberto Internacional na Suécia.

Assim, restava a Guilherme Teodoro a responsabilidade de vencer Wang Chuqin para, ao menos, levar a decisão para o jogo de duplas. E o início da partida chegou a abrir espaço para essa esperança. O brasileiro começou bem, impondo seu ritmo de jogo e vendo o adversário cometer erros. A parcial ficou empatada em 9/9, quando o chinês reagiu e fechou em 11/9. Dali em diante, Guilherme não foi mais páreo para Chuqin. Com falhas consecutivas, perdeu os sets seguintes por 11/3 e 11/4, e a partida por 3 x 0.

“Eu comecei o jogo muito bem, atacando as primeiras bolas. Acho que o surpreendi no início, mas depois ele me pegou de surpresa nos saques e mudou bastante o tempo de bola. Infelizmente, no segundo e no terceiro sets acabei perdendo com facilidade”, analisa Guilherme, comentando ainda sobre a dificuldade que é enfrentar um atleta chinês no tênis de mesa.

Teodoro e Bruna se despediram da competição de tênis de mesa. Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

“Quando você pensa que deu uma bola muito boa, eles vão lá e dão uma melhor ainda. Então é muito difícil, mas com muito treinamento dá para encarar”, destaca o atleta, que no individual terminou entre os 16 melhores do masculino. Este ano, Guilherme Teodoro ainda joga pela Liga Alemã e no Circuito Mundial Juvenil, na Hungria, além do Mundial Juvenil. 

Assim, o tênis de mesa brasileiro deixa a edição argentina dos Jogos Olímpicos da Juventude sem subir ao pódio e sem conseguir repetir o feito de Hugo Calderano, bronze em Nanquim 2014. “Eles foram muito bem. Se a Bruna não cruzasse com a chinesa nas quartas, teria uma grande chance de brigar pela medalha de bronze ou de prata. Eles jogaram aqui nas Olimpíadas em um nível muito alto”, elogia o treinador Nelson Kusuoka.

Ana Cláudia Felizola, de Buenos Aires, na Argentina – Rededoesporte.gov.br