Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com 12 medalhistas do Rio 2016, seleção de atletismo é convocada para o Mundial

Atletismo

08/06/2017 16h19

Paralímpico

Com 12 medalhistas do Rio 2016, seleção de atletismo é convocada para o Mundial

Os 25 selecionados competirão entre 14 e 23 de julho, em Londres. Anúncio foi realizado durante evento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira (08.06) a lista dos 25 convocados para o Mundial de atletismo, que será disputado em Londres, de 14 a 23 de julho. O nomes dos integrantes da delegação foram anunciados durante evento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a presença de alguns atletas da lista, do presidente do CPB, Mizael Conrado, e de representantes da Braskem, empresa cujo patrocínio para a modalidade foi renovado até 2021.

35138755326_004faa6d7b_k ed.jpg
Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

A lista de convocados conta com a experiência de atletas que já brilham em competições internacionais. Na atual delegação, 17 atletas estiveram nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Destes, 12 subiram ao pódio e foram responsáveis por 18 medalhas em solo carioca. Um ano antes, no Mundial de Doha, no Qatar, 10 dos convocados para Londres foram responsáveis por 13 medalhas do país.

Para o Mundial deste ano, o CPB apostou em índices fortes, baseados nas primeiras posições do ranking de 2016 de cada prova e classe. Os índices A foram estabelecidos por meio de uma média entre as três melhores marcas, ou seja, aqueles atletas que alcançaram a marca estariam no pódio nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Já os índices B foram formados por aproximação ao índice A, deixando o atleta muito próximo dos três melhores da média histórica recente do ranking mundial.

"Tivemos a preocupação de estabelecer critérios rígidos de classificação, para levarmos nossa equipe mais forte, em plenas condições de repetir lá no Estádio Olímpico de Londres o grande desempenho que o atletismo do país apresentou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Estamos confiantes numa grande campanha neste Mundial", afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB.

A formação da seleção mostra uma renovação natural e de alto nível na equipe nacional. Entre os 25 convocados, nove vão estrear em Mundial. No grupo que representa o Brasil em Londres 2017 também há 11 atletas com menos de 25 anos, ou seja, terão menos de 30 anos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

"Esperamos que aqueles que conseguiram o índice A estejam figurando entre os medalhistas de suas provas. E os que chegaram com índice B ficaram perto dos índices A, ou seja, bem próximos das melhores marcas do mundo", aposta Alberto Martins, diretor técnico do CPB.

Um dos atletas que esteve no pódio tanto no Mundial de Doha quanto no Rio 2016 é Yohansson Nascimento, da classe T46 (amputação nos braços abaixo do cotovelo). Este será o quinto Mundial do alagoano - disputa desde Assen, na Holanda, em 2006 -, e não se intimida com a nova safra de atletas que surge nos cenários nacional e internacional.

"Será meu quinto Mundial em 12 anos de carreira. Novos talentos vão aparecendo em todas as classes e fico feliz em saber que ainda estou evoluindo, mesmo depois de muito tempo no esporte. Fiquei bem feliz também por ter alcançado um índice tão forte. Estou tranquilo em saber que não estou indo apenas para participar. Sei que estou indo porque continuo com excelentes marcas. Vou lá para brigar por medalhas, e não apenas para competir. Já tenho oito pódios em Mundiais e tenho uma meta de voltar com mais duas medalhas e completar dez na carreira", analisou o velocista, que vai competir nos 100m e nos 200m.

Para Yohansson, voltar ao Estádio Olímpico de Londres, palco deste Mundial, trará boas recordações. "Estou com uma ansiedade boa por voltar àquele estádio. Foi lá que ganhei meu primeiro ouro em Jogos Paralímpicos. É um local com muito significado para mim, tanto pela medalha quanto pelo pedido de casamento", relembrou o alagoano, que fez história ao abrir um bilhete escrito a mão pedindo a então noiva, Talita, em casamento, logo após triunfar nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Neste ano, Yohansson e Talita celebram cinco anos de união.

» Conheça os atletas convocados

Bolsa Pódio

Dos 25 convocados para o Campeonato Mundial, oito atletas são contemplados com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte. Outros seis recebem a Bolsa Atleta.

Patrocínio

article2.jpg
Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

A Braskem e o Comitê Paralímpico Brasileiro renovaram o patrocínio à equipe brasileira de atletismo paralímpico por mais quatro anos, até 2021, com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento e à preparação técnica dos atletas, em uma parceria iniciada em 2015. Com isso, a empresa apoiará a modalidade em diversas competições nacionais e internacionais, assim como nos Jogos Paralímpicos do Japão em 2020.

"A Braskem mantém o seu apoio ao esporte paralímpico porque acredita ser uma oportunidade transformadora para paratletas e um exemplo inspirador para a sociedade. Acreditamos na superação do ser humano e esses atletas são um exemplo disso. Além disso, a parceria reforça nossa crença de que a química e o plástico melhoram a vida das pessoas", afirma Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

No atletismo paralímpico, o plástico tem uma aplicação prática, já que está presente na composição das próteses, tornando-as mais leves e confortáveis às pernas dos atletas. O patrocínio vai beneficiar 44 atletas e 17 guias que integram a Seleção Brasileira, divididos entre equipes principal e juvenil, nas provas de pista e de campo.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)