Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com 100% de aproveitamento, Rússia conquista ouro inédito no handebol feminino

Handebol

20/08/2016 18h32

Handebol

Com 100% de aproveitamento, Rússia conquista ouro inédito no handebol feminino

Russas conquistaram primeiro título olímpico na modalidade após vencer a França por 22 x 19. Noruega bateu a Holanda e ficou com o bronze

Com atuação impecável nas oito partidas do torneio de handebol feminino, a seleção da Rússia confirmou neste sábado (20.08), na Arena do Futuro, a primeira medalha de ouro olímpica do país na modalidade. Na final inédita contra a França, as equipes protagonizaram uma partida acirrada, com ataques agressivos, muitas bolas na trave e atuação de gala das goleiras. A Rússia garantiu o ouro por 22 x 19.

O título olímpico foi conquistado de forma invicta em oito jogos. A medalha começou a ser desenhada quando as russas derrubaram na semifinal a seleção bicampeã olímpica e atual campeão Mundial, a Noruega. A vitória veio na prorrogação, por 38 x 37.

Russas comemoram o ouro inédito conquistado na Arena do Futuro diante da França. Foto: Getty Images

A goleira russa Tatiana Erokhina considera a conquista do ouro como o maior feito de sua carreira. "Estamos muito felizes com o nosso desempenho. Sabíamos que era importante vencer cada uma das partidas para que o título olímpico se tornasse real", disse.

"Estamos muito felizes com o nosso desempenho. Sabíamos que era importante vencer cada uma das partidas para que o título olímpico se tornasse real"
Tatiana Erokhina, goleira

O ouro é a segunda medalha olímpica da seleção russa. A primeira foi a prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A jogadora Olga Akopian disse que o título veio para confirmar o bom desempenho dos últimos anos. "Estamos muito felizes e não consigo explicar como me sinto. Essa é sem dúvida a medalha mais valiosa na minha vida", conta.

A medalha de prata da França também é histórica. As jogadoras tiveram a oportunidade de subir no Rio de Janeiro pela primeira vez no pódio olímpico.

Noruega leva bronze

A torcida brasileira que lotou a Arena do Futuro na manhã deste sábado (20.08) viu em quadra a atuação de duas das melhores seleções de handebol feminino na disputa pelo bronze. A partida entre Noruega e Holanda reeditou a final do último Mundial, disputado na Dinamarca no ano passado. Assim como em 2015, as norueguesas levaram a melhor: venceram por 36 x 26 e completaram o pódio.

Com o resultado, as norueguesas somam duas medalhas de ouro, duas de pratas e duas de bronze em Jogos Olímpicos. "Tivemos aqui nos Jogos Olímpicos semifinais com resultados apertados, com um gol de diferença. Todas as equipes poderiam chegar à final. Foi um torneio muito difícil, com ótimas equipes", analisa a medalhista norueguesa Mari Molid. O Brasil, que chegou ao evento cotado para chegar entre os quatro melhores, ficou nas quartas de final, quando caiu diante da Holanda

Breno Barros, brasil2016.gov.br