Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COI confirma Paris e Los Angeles como sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028

Geral

13/09/2017 17h35

Jogos Olímpicos

COI confirma Paris e Los Angeles como sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028

Pela primeira vez entidade anunciou duas cidades-sede de forma simultânea. Votação simbólica foi realizada em Lima, no Peru

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou, nesta quarta-feira (13.09), a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 e de 2028 em Paris e Los Angeles, respectivamente. O inédito anúncio simultâneo de duas cidades-sede foi feito em Lima, no Peru, durante uma sessão da entidade.

PariseLosAngeles_COI3x2.jpg
Foto: Greg Martin/COI

“É difícil imaginar algo melhor. Garantir a estabilidade dos Jogos Olímpicos para os atletas do mundo pelos próximos 11 anos é algo extraordinário”, destacou o presidente do COI, Thomas Bach, afirmando ainda que o anúncio duplo foi positivo para as duas sedes e também para a entidade. “Essas são duas grandes cidades, de dois grandes países, com uma grande história olímpica. As duas cidades estão muito entusiasmadas com os Jogos e estão promovendo o espírito olímpico de forma fantástica”, afirmou.

Paris e Los Angeles também comemoraram a oportunidade de sediar o megaevento. “Estou muito orgulhosa por trazer os Jogos de volta a Paris. No coração desses Jogos, colocaremos jovens, que representam nosso presente, nossa esperança e nosso orgulho”, declarou Anne Hidalgo, prefeita da capital francesa. A competição já foi realizada na cidade em 1900 e 1924.

“Trazer as Olimpíadas de volta a Los Angeles nos dá a chance de imaginar como a nossa cidade estará daqui a uma década”, comentou o prefeito Eric Garcetti. “Los Angeles é uma cidade onde os Jogos não são uma barreira para o progresso. Nós sabemos que eles são uma força aceleradora para transformar a cidade e o mundo nos próximos dias”, acrescentou. Los Angeles já recebeu o evento em 1932 e 1984.

A ideia de um acordo tripartite surgiu depois que um grupo de trabalho, formado por vice-presidentes do COI e criado em março deste ano, estudou a possibilidade de uma dupla alocação para as edições de 2024 e 2028. A partir de reunião na 130ª sessão da entidade, realizada em Lausanne (Suíça), em julho, o Comitê Internacional, as cidades-sede e os Comitês Olímpicos Nacionais trabalharam juntos no acordo, ratificado no encontro desta quarta-feira.

Segundo o COI, as duas cidades organizaram projetos inspiradores, abraçando a Agenda Olímpica 2020, particularmente no planejamento de usar um número recorde de instalações existentes e temporárias.

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Olímpico Internacional (COI)