Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COI confirma bronze para o Brasil no 4x100m rasos masculino nos Jogos de Pequim 2008

Atletismo

07/12/2018 17h39

Pequim2008

COI confirma bronze para o Brasil no 4x100m rasos masculino nos Jogos de Pequim 2008

Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Barros e José Carlos Gomes Moreira (Codó) herdam medalha após desclassificação da equipe jamaicana

revezamento4x100mpequim2008fotoWashingtonAlvesCOB2.jpeg
Foto: Washington Alves/COB

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou oficialmente, nesta sexta-feira (7.12), ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) que a equipe brasileira masculina que disputou o revezamento 4x100m rasos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 herdou a medalha de bronze da prova, após desqualificação da Jamaica, primeira colocada na ocasião. Com as realocações, o Brasil chega a 17 medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 10 de bronze.

Como o Brasil terminou em quarto lugar na prova disputada no Ninho do Pássaro, na China, a equipe formada por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Barros e José Carlos Gomes Moreira (Codó) vai receber a medalha de bronze pela conquista. Trinidad e Tobago, que terminou em segundo lugar, vai herdar o ouro, e o Japão, que foi o terceiro, receberá a prata.

A decisão do COI foi tomada após parecer da Comissão Disciplinar da entidade e da Corte Arbitral do Esporte (CAS) para desqualificação da equipe jamaicana (composta por Usain Bolt, Nesta Carter, Michael Frater e Asafa Powell) e após a reclassificação da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Na reanálise do exame de controle de dopagem, Carter testou positivo para metilhexanamina, um estimulante proibido.

O COB agora definirá, junto aos atletas, como será realizada a cerimônia de entrega das medalhas, que ainda estão de posse do Comitê Olímpico Internacional. "Parabéns aos atletas brasileiros que, justamente, receberão suas medalhas. Não é a situação ideal esperar tanto tempo, mas no final das contas, o treinamento e esforço que fizeram será recompensado", disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

O Brasil já havia herdado a medalha de bronze no 4x100m feminino de 2008, devido à desclassificação da Rússia, que fora a campeã. Participaram daquela conquista as atletas Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil