Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cochabamba receberá os Jogos Sul-Americanos em 2018

16/12/2013 15h00

Cochabamba receberá os Jogos Sul-Americanos em 2018

Cidade boliviana foi escolhida durante assembleia da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) no último fim de semana

A cidade de Cochabamba, na Bolívia, foi eleita como sede dos Jogos Sul-Americanos de 2018. O anúncio foi feito no último sábado (14.12), durante a Assembleia Geral da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur). A realização dos Jogos Sul-Americanos recebeu o apoio do presidente da Bolívia, Evo Morales, que foi ao Rio de Janeiro especialmente para se reunir com o presidente da Odesur, Carlos Arthur Nuzman, e ratificar o apoio de seu governo à candidatura. A capital do Peru, Lima, outra concorrente aos jogos, retirou a candidatura na sexta-feira (13.12), antes da assembleia.

"Primeiramente, quero agradecer aos dirigentes da Odesur, mas também aos dirigentes do Peru e ao povo peruano por entenderem a importância de os Jogos voltarem à Bolívia. Temos que trabalhar a partir deste momento. É uma tarefa conjunta de todos os bolivianos. Vamos fazer uma grande mobilização, como sempre fizemos quando há eventos internacionais, para passar uma boa imagem da Bolívia e de Cochabamba nos Jogos de 2018", afirmou Evo Morales.

Shutterstock
Shutterstock#Cochabamba, na Bolívia, será a sede dos Jogos Sul-Americanos em 2018
Cochabamba, na Bolívia, será a sede dos Jogos Sul-Americanos em 2018

O presidente da Odesur, Carlos Arthur Nuzman, destacou o empenho do presidente boliviano. "Estamos muito felizes com a determinação do governo boliviano em realizar o evento. A vinda do presidente Evo Morales ao Rio de Janeiro demonstra esse compromisso e ratifica a importância crescente dos Jogos para a América do Sul, que a cada dia ganha mais importância no cenário mundial. Os Jogos Olímpicos de 2016 serão no Rio de Janeiro; os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires; os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima; a Universíade de 2019, em Brasília, e ainda teremos a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, no próximo ano", frisou Nuzman.

Ele ressaltou ainda a importância histórica que os Jogos Sul-Americanos de 2018 ganharam. "É um prazer muito grande para a Odesur levar os Jogos Sul-Americanos para Cochabamba. Estes jogos foram criados na Bolívia, então voltar com a competição ao seu país de origem é um momento de grande relevância para o esporte, para a juventude da Bolívia e, mais do que isso, para todo o país perante o nosso continente", exaltou Nuzman.

Evo Morales chegou ao Rio de Janeiro no início da noite de sexta-feira (13.12) acompanhado do Ministro da Presidência Juan Ramón Quintana Taborga; do governador de Cochabamba, Edmundo Novillo; do prefeito local, Edwin Castellanos; e do presidente do Comitê Olímpico Boliviano, Alvaro Guzmán Bowles. Porém, no fim da noite de sexta retornou à Bolívia. Os demais membros da comitiva permaneceram no Rio para defender a candidatura perante à Assembleia da Odesur, que elegeu Cochabamba.

A Assembleia Geral da Odesur também assistiu à apresentação do Comitê Organizador dos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, que já assegurou a classificação de dez esportes para os Jogos Pan-Americanos, em Toronto 2015: karatê, rúgbi, lutas, boliche, hipismo (saltos e adestramento), hóquei sobre grama, handebol, pentatlo moderno, ciclismo e triatlo. Santiago-2014 ainda aguarda a confirmação do esqui aquático como classificatório também para Toronto. Já os organizadores dos Jogos Sul-Americanos de Vargas, na Venezuela, confirmaram que o evento será realizado entre 14 e 24 de maio do próximo ano.

Com informações do COB