Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COB realiza seminário de chefes de equipe dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Atletismo

16/05/2019 11h39

COB

COB realiza seminário de chefes de equipe dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Responsáveis pelas modalidades receberam informações sobre os Jogos, que serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nestas terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio, 63 chefes de equipe em sua sede para uma verdadeira imersão na missão Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no Peru. O Curso de Capacitação de Chefes de Equipe (CCCE) teve apresentações de representantes do COB sobre temas fundamentais como detalhamento das vilas e sub vilas, serviços médicos e das ciências do esporte, controle e prevenção de doping, credenciamento, alimentação, transporte, uniformes, logística, comunicação, entre outros.

COBJogosPanAmericanos.jpg
Foto: Miriam Jeske/Exemplus/COB

Além das apresentações, os chefes de equipe tiveram reuniões individualizadas com cada uma das áreas, fizeram exercícios práticos sobre resolução de incidentes e participaram de um workshop sobre "Liderança e Gestão de Pessoas" com a professora Janaína Alves. O curso realizado pela diretoria de Esportes do COB, em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de Chefes de Equipe.

O CCCE tem quatro módulos: dois presenciais e dois a distância, que vão de maio/2019 a agosto de 2020, incluindo os Jogos Pan-americanos de Lima e os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Durante as Missões os participantes estarão sendo avaliados e, ao final, passarão três provas finais.

Nomeado chefe de missão do Time Brasil e vice-presidente do COB, Marco La Porta ressaltou a responsabilidade dos participantes diante das Missões: "É importante que todos estejam focados em antecipar quaisquer problemas. Os Jogos Pan-americanos são o segundo evento mais importante do Esporte no país, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos. O Brasil sempre disputou os Jogos e nós temos a responsabilidade de prestar o apoio necessário para que os atletas tenham o melhor rendimento e já começarmos a pensar em Tóquio".

"O workshop de liderança e gestão de pessoas, para mim, foi o ponto alto do CCCE. Uma atividade sensacional que vai nos ajudar a conhecer a equipe, o perfil de cada atleta e a nós mesmos. Sem dúvidas, é algo que vai nos ajudar muito na Missão", disse Ney Wilson, que atua como chefe de equipe do judô desde os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, 2003, incluindo quatro edições de Jogos Olímpicos.

O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô destacou ainda a importância do intercâmbio entre os líderes mais experientes e os mais jovens e, obviamente, entre as modalidades mais tradicionais e as que estão integrando o Time Brasil pela primeira vez. "Com um curso como esse, os mais novos trocam experiência com os mais antigos, eles têm mais informações e isso gera mais segurança. O meu aprendizado foi mais na tentativa e erro. Agora, participar desse encontro é uma chance de atualização. Conviver com os mais jovens, que estão muito abertos a ouvir e que trazem novas ideias, é um processo de aprendizagem e renovação", completou Wilson.

O fisiculturismo é uma modalidade que faz a estreia integrando o Time Brasil. Para o chefe de equipe da modalidade em Lima, Rafael Pinheiro, o que mais marcou a participação no encontro foi o profissionalismo com o que o COB organiza a participação dos atletas brasileiros na competição continental.

"Considero um marco na minha carreira. Estamos com dois atletas, a Carla Lobo e o Juscelino Santos. É uma honra estar aqui dividindo experiências, conhecimento com treinadores e chefes de missão de outras modalidades. Nós nunca participamos de um encontro desse porte e vou repassar muita coisa que aprendi aqui para a IFBB. É bom ver o profissionalismo com que todos do COB encaram os Jogos Pan-Americanos. É muito bom poder ter uma equipe multidisciplinar dando suporte aos atletas, transporte e hospedagem apoiados pelo Time Brasil, entre outras facilidades. Faremos o melhor pelo Brasil e vamos trazer as medalhas", disse Pinheiro.

O COB também anunciou seu planejamento para o Pan, cujo principal objetivo é classificar o maior número de atletas e modalidades para Tóquio 2020. Ao todo, 23 modalidades esportivas distribuirão vagas para os Jogos Olímpicos. A delegação brasileira vai contar com aproximadamente 700 integrantes, sendo quase 500 atletas em 50 modalidades.

Os Jogos Pan-americanos Lima 2019 terão aproximadamente 6.680 atletas e 2670 oficiais de 42 países, com disputas em 422 provas de 62 modalidades de 39 esportes. Serão 17 dias de competição, de 26 de julho a 11 de agosto, em 20 arenas de cinco grandes complexos esportivos.

As 23 modalidades que serão classificatórias ou terão parte do processo de classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 são:

- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Hipismo saltos
- Hipismo adestramento
- Hipismo CCE
- Hóquei
- Caratê (kata)
- Caratê (kumite)
- Nado sincronizado
- Natação
- Pentatlo moderno
- Levantamento de peso
- Saltos ornamentais
- Skate
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro esportivo
- Tiro com arco
- Vela
- Polo aquático

Lista das modalidades em que o Brasil disputará os Jogos Pan-Americanos Lima 2019:

- Atletismo
- Badminton
- Basquete 3x3
- Basquetebol
- Boliche
- Boxe
- Canoagem Slalom
- Canoagem Velocidade
- Ciclismo BMX
- Ciclismo Estrada
- Ciclismo MTB
- Ciclismo Pista
- Esgrima
- Esqui Aquático
- Fisiculturismo
- Ginástica Artística
- Ginástica Rítmica
- Ginástica Trampolim
- Golfe
- Handebol
- Hipismo CCE
- Hipismo Saltos
- Judô
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Maratona Aquática
- Nado Artístico
- Natação
- Patinação Artística
- Patinação Velocidade
- Pelota Basca
- Pentatlo Moderno
- Polo Aquático
- Remo
- Rúgbi
- Saltos Ornamentais
- Skate
- Squash
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de Mesa
- Tiro com Arco
- Tiro Esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei de Praia
- Voleibol
- Wakeboard
- Wrestling

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil