Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COB promove seminário de chefes de equipe dos Jogos Cochabamba 2018

Atletismo

19/04/2018 09h50

BOLÍVIA

COB promove seminário de chefes de equipe dos Jogos Cochabamba 2018

Responsáveis pelas modalidades receberam informações sobre os Jogos, que serão realizados entre 26 de maio e 8 de junho. Marco La Porta será o chefe da Missão

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu os principais objetivos para os Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, que serão realizados entre os dias 26 de maio e 8 de junho, na Bolívia: classificar atletas e equipes para os Jogos Pan-americanos Lima 2019; dar experiência de competição internacional para jovens atletas, além de familiarizá-los aos serviços oferecidos em uma Missão liderada pela entidade. A informação foi passada nesta quarta-feira (18.04), último dos dois dias do Seminário de Chefes de Equipe dos Jogos Sul-americanos, realizado pelo COB em sua sede, no Rio de Janeiro.

JogosSulAmericanos2018site.jpg
Marco La Porta será o chefe da Missão da equipe brasileira. Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Na ocasião, o COB anunciou também Marco La Porta como o chefe da Missão Brasileira nos Jogos de Cochabamba. "Me sinto muito honrado com esse desafio de liderar uma delegação com mais de 400 integrantes, sendo cerca de 300 atletas representando o Brasil em um evento que traz as dificuldades de se competir em uma altitude considerável", disse La Porta, que foi eleito vice-presidente do COB em março.

"Em Cochabamba terei a responsabilidade de substituir um nome importante para o esporte brasileiro como Bernard Rajzman, que foi o chefe das últimas missões do Time Brasil até os Jogos Rio 2016", explicou o ex-presidente da Confederação Brasileira de Triatlo.

Durante o seminário, La Porta passou um pouco de sua experiência aos novos líderes, já que foi Chefe da Equipe de triatlo nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016, além de Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e Toronto 2015. "O objetivo do COB com esse Seminário é minimizar os problemas para que os atletas possam ter a melhor performance possível. O chefe de equipe é fundamental para toda a operação de sua modalidade", afirmou La Porta.

O Seminário de chefes de equipe reuniu representantes das 33 modalidades que irão para Cochabamba, que tiveram acesso às apresentações sobre a estrutura da Missão em diversos temas – credenciamento, serviços de vila, alimentação, transporte, uniformes, serviços médicos, fisioterapia, entre outros. Além das apresentações, os chefes de equipe participaram de reuniões individualizadas com cada uma das áreas. O objetivo é prepará-los para o que poderão enfrentar nos Jogos.

A delegação brasileira vai contar com aproximadamente 430 integrantes, sendo pouco mais de 300 atletas. O Time Brasil deve ser o sétimo maior em número de atletas, atrás de Bolívia, Argentina, Venezuela, Peru, Chile e Colômbia. Os Jogos Sul-americanos são disputados por um total de 14 países membros da Organização Desportiva Sul-americana.

"Os Jogos Sul-americanos de Cochabamba são importantes como parte do processo de classificação de algumas modalidades para Lima 19, além de possibilitarem experiência de competição internacional multiesportiva para jovens atletas, técnicos e oficiais", disse Jorge Bichara, gerente-geral de Alto Rendimento do COB. "Modalidades como o handebol já têm nos Jogos Sul-americanos o primeiro passo para a classificação olímpica, já que o torneio garante a vaga para os Jogos Pan-americanos, que serão classificatórios para Tóquio 2020", completou Bichara.

Os Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 terão aproximadamente 4.350 atletas em disputas de 49 modalidades e 376 provas em 43 instalações esportivas. Dos 35 esportes do programa de competição, 14 terão, em Cochabamba, uma parte do processo de classificação para os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019:

- Atletismo
- Boliche
- Ciclismo Estrada
- Ciclismo MTB
- Ciclismo Pista
- Handebol
- Hóquei sobre grama
- Karatê
- Wrestling
- Natação
- Pentatlo Moderno
- Rugby
- Tiro Esportivo
- Triatlo

Lista das modalidades em que o Brasil disputará os Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018:

- Atletismo
- Badminton
- Boliche
- Boxe
- Canoagem Velocidade
- Ciclismo Estrada
- Ciclismo MTB
- Ciclismo Pista
- Esgrima
- Ginástica Artística
- Ginástica Rítmica
- Golfe
- Handebol
- Hóquei sobre grama
- Judô
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Wrestling
- Maratona Aquática
- Nado Sincronizado
- Natação
- Patinação Artística
- Pentatlo Moderno
- Remo
- Rugby
- Saltos Ornamentais
- Taekwondo
- Tênis de Mesa
- Tiro com Arco
- Tiro Esportivo
- Triatlo
- Vela

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil