Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Classificada para os Jogos Olímpicos, Iris Tang Sing elogia estrutura do evento-teste do taekwondo

Taekwondo

20/02/2016 18h42

Taekwondo

Classificada para os Jogos Olímpicos, Iris Tang Sing elogia estrutura do evento-teste do taekwondo

Atleta brasileira competiu neste sábado e embarca no domingo para disputas em Dubai e no Egito

No Rio de Janeiro, sua preocupação era só treinar. Com vaga garantida para o taekwondo nos Jogos Olímpicos, a única do Brasil até o momento, a atleta Iris Tang Sing lutou neste sábado (20.02), primeiro dia do Torneio Internacional e evento-teste da modalidade, na Arena Carioca 1, e aprovou a estrutura e a organização da competição.

"A estrutura está fenomenal. Gostei demais. As Olimpíadas serão um grande evento. Estou bem animada", elogiou. Sem querer arriscar qualquer tipo de lesão, a brasileira foi derrotada por 5 x 1 pela tailandesa Napaporn Charanawat logo no primeiro combate e não avançou no torneio. "A tailandesa estava me atacando muito por baixo e eu preferi me afastar para não correr o risco de machucar", explica.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Carlos Fernandes, os países que desistiram do evento-teste, como a Croácia e o Azerbaijão, optaram por poupar os atletas. "Alguns países não vieram para não correr o risco de ter alguma lesão perto das Olimpíadas. Outros trouxeram reservas e o técnico para filmar. Agora já começou a guerra, então todo cuidado é pouco", acredita. O Torneio Internacional vale 10 pontos no ranking mundial.

Neste sábado, a Arena Carioca 1 recebeu as disputas das categorias -49kg (feminino) e -58kg (masculino). No domingo, estarão em luta os pesos -57kg (feminino) e +80kg (masculino). Nos Jogos Olímpicos, o taekwondo será disputado na Arena Carioca 3.


Preparação

Já neste domingo (21.02), Iris embarca para Dubai, onde disputará o Open de Taekwondo, e encontrará fortes rivais. Na semana seguinte, o compromisso será no Egito. "Não vieram os titulares para o Rio. A maioria é de reservas ou do juvenil, mas amanhã viajo para Dubai e lá vou lutar com os melhores", acrescenta. "O Open vale pontos no ranking e os atletas que vão competir nas Olimpíadas estão lutando nesses campeonatos para treinar", afirma a lutadora.

Iris carimbou sua vaga ao terminar em quinto lugar no Grand Prix Final, em dezembro de 2015, no México, quando fechou o ranking olímpico com a sexta colocação. Medalhista de bronze no Mundial de 2015 e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a atleta de 25 anos agora foca seu treinamento para a estreia olímpica. "É uma sensação de dever cumprido pelo tanto que a gente ralou e batalhou para estar aqui hoje, já com a vaga garantida e aliviada. Estou muito feliz mesmo", comemora. "Ainda não estou ansiosa, mas sei que, faltando uns dois meses, aí o coração vai sai pela boca", brinca.

São três treinos diários em Itaboraí, interior do Rio de Janeiro, para enfrentar, em agosto, fortes adversárias de países como China, Tailândia, Croácia e Sérvia. Iris é contemplada com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte e integra o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas. "O Exército brasileiro e a Bolsa Pódio me ajudaram muito. Ontem tive que comprar uma passagem de R$ 12 mil à vista e eu não tenho patrocínio, então é o que me ajuda", comenta.

O ministro do Esporte, George Hilton, também visitou a instalação neste sábado. "É emocionante a gente ver um trabalho que tinha uma série de críticas no início, de que não seria concluído. Melhor ainda vai ser ver as delegações chegando ao Rio de Janeiro e as competições ocorrendo dentro da normalidade, com o sistema de ar condicionado fluindo, que foi uma ação do Ministério do Esporte", afirma Hilton.

taekwondo_iris_hilton_robertocastro.jpg
O ministro George Hilton (D) visitou a Arena Carioca 1 e conversou com Carlos Fernandes e Iris Tang Sing. Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br

Estrutura

Antes do taekwondo, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, recebeu os eventos-teste de basquete, halterofilismo e luta olímpica, todos no mês de janeiro. "Fui nas últimas Olimpíadas, em Londres, e estou vendo que o pessoal do evento-teste caprichou para fazer como se aqui fosse mesmo as Olimpíadas", avalia Carlos Fernandes.

A Arena Carioca 1 foi construída por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e recebeu investimento federal para aquisição, instalação, operação e manutenção do sistema de ar condicionado. O investimento foi de R$ 58,5 milhões e contempla também os sistemas das Arenas Cariocas 2 e 3. "Nós estamos construindo um parque que não perde em nada, em modernização e infraestrutura para a prática esportiva. Ele atende às exigências do Comitê Organizador Internacional, as delegações que estão vindo para os eventos-teste saem elogiando. Já tivemos vários eventos-teste e a expectativa é de que os próximos também terão esse nível de satisfação", completa o ministro.

Ana Cláudia Felizola – brasil2016.gov.br