Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cidades do futebol realizam simulados de ações de segurança em estádios

Atletismo

28/07/2016 18h39

Segurança e Defesa

Cidades do futebol realizam simulados de ações de segurança em estádios

Corporações responsáveis por atender torcedores e atletas participaram de treinos práticos de ameaças de bomba, contaminação química e ações terroristas em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte

Com a proximidade do início dos Jogos Rio 2016, os Comandos de Defesa de Área (CDA) realizaram, em suas sedes, treinamentos práticos para a segurança dos jogos de futebol. A ideia é ajustar e testar os protocolos operacionais conjuntos.

O Comando de Defesa de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (28), uma simulação de ação terrorista na Arena Corinthians. Além das Forças Armadas, a atividade contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Metrô de São Paulo.

07282016_mane_garrincha.jpg
Forças de segurança no Mané Garrincha, em Brasília. Foto: Ministério da Defesa

Na simulação, para atender às vítimas de um incidente radiológico, militares da Marinha, do Exército e do Corpo de Bombeiros atuaram em barracas de descontaminação, montadas fora do estádio, em ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). A Arena Corinthians receberá dez jogos de futebol olímpico em sete datas. Serão seis partidas de futebol feminino e quatro de futebol masculino.

De modo semelhante, no Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, um treinamento de evacuação de feridos, após a ocorrência de uma explosão, desencadeou, de forma integrada, os procedimentos de acolhimento, triagem, descontaminação e evacuação. Na capital, representações da PM, do Corpo de Bombeiros, da Samu, da Defesa Civil, da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Comando de Operações Especiais estiveram envolvidas.

07282016_aviao.png
Chegada de reforços para atuar no Rio de Janeiro. Foto: Ministério da Defesa

Em Belo Horizonte, a simulação de um ataque químico no Mineirão ocorreu na última terça-feira. O estádio será palco de dez jogos. A estrutura de suporte foi acionada e foram colocados em prática procedimentos de prevenção e descontaminação de agentes e de neutralização de artefatos explosivos. As simulações ocorreram em escala reduzida, para não causar impacto nas atividades de rotina dos órgãos envolvidos. 

Reforço

O Comando de Defesa Setorial do Maracanã, no Rio de Janeiro recebeu reforços, nos dias 25 e 26. Militares do 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), ambos do sul do país, desembarcaram na Base Aérea do Galeão, com a missão de proteger pontos de relevância turística e estruturas como estações de trens e metrô, além de participar como Força de Contingência da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), apta a atuar e responder a qualquer ameaça à segurança dos Jogos Rio 2016. 

Fonte: Ministério da Defesa