Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chineses dominam no badminton e estão nas semifinais de todas as categorias

Badminton

27/11/2015 14h05

Evento-teste

Chineses dominam no badminton e estão nas semifinais de todas as categorias

No feminino individual, Lohaynny Vicente enfrentou atleta chinesa pela primeira vez e não conseguiu a vitória

Principal potência do badminton, tendo conquistado 15 dos 20 ouros em disputa nas últimas quatro olimpíadas, a China mostrou força, nesta sexta-feira (27.11), no Grand Prix do Rio de Janeiro, competição que serve como evento-teste para os Jogos Rio 2016. Os chineses garantiram presença nas semifinais individuais masculina e feminina, nas duplas nos dois gêneros e nas duplas mistas, conquistando dez de vinte vagas possíveis. Uma das “vítimas” da supremacia chinesa foi a brasileira Lohaynny Vicente, 60ª do ranking mundial: ela perdeu nas quartas final para Shen Yaying por 2 sets a 0 (21-18 21-10).

Foto: Pedro Martins/ BWF

“Acho que joguei bem. Nunca tinha jogado contra uma chinesa e não estamos muito longe. É que a gente não joga com eles, não treina com os melhores. Se a gente tivesse sparring (pessoa que auxilia no treinamento, que simula o adversário), estaríamos melhor para jogar com eles”, disse.

Para o técnico da Seleção Brasileira, Marco Vasconcelos, a avaliação da participação de Lohaynny – e do Brasil, de forma geral –  foi positiva pelo aprendizado. “Vimos a Lohaynny fazer um bom primeiro set, um segundo set não tão bom, mas estamos no caminho certo. Saio satisfeito, mas entendendo que preciso trabalhar mais, e que eles também entendam que também precisam trabalhar mais”, disse.

Sobre a observação de Lohaynny, Marco informou que está no planejamento da Confederação Brasileira de Badminton a contratação de sparrings no ano olímpico. “Há muito atletas no Centro de Treinamento (em Campinas) com quem a Lohaynny pode treinar. Nem sempre o problema é falta de sparring. É o sparring ou a vontade no treino? Temos que ver cada ponto. Mas concordo que a evolução não é só treinar no grupo, precisamos do sparring. Neste momento, 17 atletas e três técnicos estão na China para uma clínica de dois meses. Lohaynny não está lá porque está competindo”, informou.

Bicampeão olímpico classificou para a semifinal do evento-teste. Foto: Pedro Martins/BWF

Pentacampeão mundial e bicampeã olímpico, o chinês Lin Dan (4º) chegou a perder o segundo set para o tcheco Petr Koukal (77º), mas  recuperou-se e venceu a partida desta sexta por 2 sets a 1 (21-12 19-21 21-11), garantindo-se na semifinal do individual masculino.

Arquibancada no Grand Prix de Badminton. Nos Jogos Olímpicos, capacidade será para sete mil torcedores. Foto: Carol Delmazo
“No segundo set, não fui persistente, mas no final achei meu jogo”, disse Lin Dan após a partida. Ele lamentou a falta de público no evento-teste, operação que não está sendo testada pelo Comitê Rio 2016. No Grand Prix, há apenas uma arquibancada pequena montada em frente às quadras. Nos Jogos Olímpicos, no entanto, a estrutura para público no Pavilhão 4 do Riocentro será para cerca de sete mil pessoas, segundo o Comitê.

As semifinais do Grand Prix estão marcadas para este sábado (28.11) e as finais, para domingo (29.11). Os resultados e os próximos jogos podem ser acompanhados neste link.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br