Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chama olímpica passa por solo sergipano com chuva e acolhimento

Geral

29/05/2016 09h48

Tour da Tocha

Chama olímpica passa por solo sergipano com chuva e acolhimento

O revezamento da tocha passou por cinco cidades de Sergipe neste sábado: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e Aracaju

O menor estado brasileiro conheceu o símbolo olímpico. A chama que, deu adeus a Bahia na manhã de sábado (28.05), percorreu 450 quilômetros em Sergipe e desembarcou em Aracaju. A capital sergipana, que já recebeu o título de melhor capital brasileira em qualidade de vida, fez jus a fama de tranquila e acolhedora e deu boas vindas à chama olímpica de um jeitinho bem sossegado.

O percurso em Aracaju começou na Colina de Santo Antônio, local onde a cidade nasceu e está a famosa Igreja do santo casamenteiro. Do alto é possível ver a cidade de uma perspectiva privilegiada e observar as vias e quarteirões ordenados em formato de tabuleiro. Com 21 quilômetros e 68 condutores debaixo de chuva, a chama começou nas mãos da assistente social Roberta Salgado, passou pelo mercado municipal, pelo prédio histórico da Câmara dos Vereadores, na Passarela do Caranguejo, e encerrou com a celebração nos Arcos da Orla.

05292016_profgonzaga_1130.JPG
O professor Luiz Gonzaga (E) foi indicado por alunos por conduzir um projeto social ligado ao tênis. Foto: Lorena Castro/Brasil2016.gov.br

Em frente à Câmara dos Vereadores, na Praça Fausto Cardoso, uma grande festa para o professor de tênis Luiz Gonzaga de Melo. Ícone da modalidade no estado, Gonzaga teve sua história contada por um casal de alunos que quis fazer uma surpresa inusitada. "Ele tem um projeto social maravilhoso e deixa um legado importante para Aracaju. Merecia viver esse momento", diz a aluna Sandra Figueiredo, que, ao lado do marido Denilson, estava no ponto em que o treinador carregou a tocha ao lado dos familiares e amigos.

"Colocamos nossos filhos para aprender tênis com ele e, hoje, toda a família treina. Além de ser uma pessoa rara que dedica tanto tempo para dar aulas gratuitas, ele também é um milagreiro, porque eu nunca tinha feito atividade física", brincou Denilson. Gonzaga, que começou no esporte jogando futebol, como quase todos os brasileiros. Ele lembra que o convite de mudar de modalidade veio por acaso. "Sempre joguei bola, até que um dia o treinador do clube me chamou para o tênis. Coloquei meus dois filhos. Na primeira partida que fui assistir não entendia nem o placar. Como curioso, comecei a estudar", confessa.

No próximo dia 11, dia do aniversário de Gonzaga, ele irá disputar seu primeiro campeonato pela Confederação Brasileira de Tênis, na categoria sênior (70-75 anos). Emocionado com tanta novidade, o professor, de 70 anos, disse que ser um dos condutores da chama olímpica o faz acreditar mais nos homens. "Achava que presente como esse só vinha lá de cima". O projeto social Gonzaga Tênis atende hoje a 21 alunos e vai ganhar um belo presente: a tocha olímpica.

05282016_daniel_1130.jpg
Daniel é idealizador do aplicativo Groubie, inovação que oferece descontos no ato da reserva em restaurantes. Foto: Lilian Amaral/Brasil2016.gov.br

Homenagem

A passagem da chama olímpica para o condutor Daniel Ferreira teve um tom de homenagem. "Dedico esse momento ao meu pai, que faleceu há três meses. Sabemos que ele está com a gente e isso é gratificante". O aracajuano, que é o idealizador do aplicativo Groubie, foi selecionado por sua criação e inovação que oferece descontos no ato da reserva em restaurantes. Segundo ele, o projeto surgiu há três anos, mas somente no ano passado foi colocado em prática. "Desde menino sempre tive ideias, até que uma deu certo", revela.

Para o empreendedor, a mensagem da tocha se confunde com o que ele acredita. "Ela nos diz para confiar em uma ideia. Por mais que as pessoas falem que seja difícil, o que vale é você acreditar". O aplicativo é o primeiro do gênero no Nordeste e já levou mais de 35 mil pessoas aos restaurantes em Aracaju.

05282016_aracaju_1130.jpg
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas. Foto: Francisco Medeiros

Legado esportivo

Aracaju, embora não tenha sido sede da Copa do Mundo FIFA 2014, foi selecionada como Centro de Treinamento para a seleção da Grécia, o que acabou trazendo repercurssão positiva para a cidade, como explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos dos Santos Filho. "Já tivemos boa exposição durante o Mundial e, agora, com a passagem da tocha, temos a possibilidade de divulgar ainda mais nossa cidade".

Para o secretário, o brasileiro precisa aproveitar o momento. "Termos agora as Olimpíadas no Rio, que são de todo o país. A prova disso é que a tocha olímpica está passando por todo o Brasil", lembra. Ainda sobre legado, Aracaju possui uma Praça da Juventude no bairro Augusto Franco. A instalação, com cerca de sete mil metros de construção, é resultado de um convênio com o Ministério do Esporte e foi entregue em 2013. O município também foi contemplado com um Centro de Iniciação ao Esporte, em fase licitatória.

Roteiro

A chama olímpica se despedirá de Sergipe na cidade de Propriá e depois seguirá para Alagoas, entrando no estado por São Sebastião, seguindo para Arapiraca e São Miguel dos Campos. O dia terminará em Maceió, cidade celebração, com 446 quilômetros percorridos e um total de 184 condutores.

Lilian Amaral e Lorena Castro, brasil2016.gov.br