Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Nacional de Hipismo recebe evento-teste a partir desta quinta-feira

Hipismo

06/08/2015 12h17

Rio de Janeiro

Centro Nacional de Hipismo recebe evento-teste a partir desta quinta-feira

Treze cavaleiros vão competir no "Aquece Rio: Concurso Completo Internacional", que vai avaliar 40 áreas da organização para os Jogos Rio 2016

O Centro Nacional de Hipismo, em Deodoro, recebe, a partir desta quinta-feira (06.08),  13 cavaleiros para o Aquece Rio: Concurso Completo Internacional, o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Fechado para o público, a competição será acompanhada por membros das federações nacionais de 16 países, entre eles algumas potências olímpicas do hipismo, como Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda.

"É muito importante para o nosso teste a presença das federações internacionais. Eles nos ajudarão a analisar a estrutura, a instalação do evento e o andamento das operações. Além de, claro, observar a experiência dos cavaleiros em competição e levar algumas dicas e orientações aos atletas de seu país", destacou Alex Titan, gerente de Competição do Hipismo do Comitê Rio 2016.

O Aquece Rio: Concurso Completo Internacional é considerado um evento major, já que vai testar 40 áreas funcionais da organização para os Jogos. Ao todo, 102 funcionários e 486 voluntários do Comitê Organizador Rio 2016 estarão atuando no complexo situado na Região Deodoro.

Os atletas — 12 brasileiros e um colombiano — disputarão as provas do Concurso Completo de Equitação, que envolve provas de salto, adestramento e cross country. Na sexta-feira (07.08), a competição será de adestramento; no sábado (08.08), será a vez do cross country, que passará por parte do circuito a ser utilizado no ano que vem; e no domingo (09.08), fechando o torneio, será a vez dos saltos.

deodoro_hipismo1_gabrielheusi.jpg
Foto: Gabriel Heusi/brasil2016.gov.br

Legado do Pan e pós-Rio 2016

O Centro de Hipismo de Deodoro é um dos legados dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Construído para o evento, a estrutura recebe investimentos federais de R$ 157,1 milhões para as obras de adaptação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Estão sendo realizadas obras de restauração e ampliação na pista de cross country, na arena de saltos e adestramento, na clínica veterinária e nas acomodações dos tratadores e nas baias dos cavalos. A previsão de conclusão das melhorias é para o segundo trimestre do ano que vem. Após a reforma, o local terá capacidade para receber mais de 15 mil pessoas.

Além do hipismo, as instalações servem como base de desenvolvimento para outras modalidades, como tiro esportivo, hóquei sobre grama e pentatlo moderno. O local faz parte do Complexo Esportivo de Deodoro, que já conta com o Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Centro de Pentatlo Moderno e o Centro de Hóquei sobre a Grama.

Além disso, estão sendo erguidos no local a Arena Deodoro, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico de BMX e o Parque Olímpico de Mountain Bike, este último uma instalação temporária específica para o Rio 2016. Desde 2007, o complexo recebeu mais de 300 eventos esportivos nacionais e internacionais.

"Os Jogos serão espetaculares, em um dos países com mais diversidade cultural do mundo. O Rio vai aproveitar todas as suas atrações, como Londres fez, e o hipismo ainda será realizado ao lado de outros esportes emocionantes em Deodoro, como basquete, esgrima, hóquei sobre grama, mountain bike, BMX, canoagem slalom e rúgbi", afirmou Ingmar De Vos, presidente da Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla em inglês).

As estruturas permanentes serão aproveitadas após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e irão compor a Rede Nacional de Treinamento, que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte por todo o país. A Rede é um dos principais projetos de legado dos Jogos Rio 2016 e englobará tanto as instalações olímpicas como outros complexos e espaços que estão sendo construídos e reformados pelo país. A ideia é oferecer espaços de treinamento tanto para atletas do alto rendimento quanto facilitar a formação de novos esportistas brasileiros, guiando-os desde a base até o profissionalismo.

Jogos Olímpicos

No ano que vem, 200 atletas do hipismo são esperados para competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entre 5 e 21 de agosto. A modalidade celebrará no Brasil 104 anos participando do evento e será realizada ao longo de 12 dias.

"O local é absolutamente impressionante e estamos prontos para o evento-teste agora que chegamos ao marco de um ano para os Jogos. Estamos muito ansiosos para acompanhar o hipismo no Rio, um dos únicos esportes olímpicos em que homens e mulheres competem um contra o outro e que envolve dois atletas: cavaleiro e cavalo. O caminho para o Rio é nosso principal fogo agora, com eventos classificatórios ocorrendo ao redor do mundo", disse Catrin Norinder, diretor da Federação Internacional de Hipismo (FEI, em inglês).

O Brasil, por ser sede dos Jogos, já está classificado para os eventos por equipe de saltos, adestramento e Concurso Completo de Equitação. Nos saltos, já têm vagas Argentina, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Suéca, Ucrânia, Estados Unidos e Catar. No adestramento, se classificaram Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e Estados Unidos. No CCE, estarão no Rio Austrália, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda e Estados Unidos. As vagas restantes serão definidas em eventos classificatórios continentais, enquanto as vagas individuais serão definidas pelo ranking mundial.

Assista a um vídeo com a evolução das obras do Parque Olímpico da Barra e do Complexo Esportivo de Deodoro: 

Vagner Vargas - brasil2016.gov.br, com informações do Rio 2016 e da FEI