Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Nacional de Handebol recebe Acampamento com atletas juvenis no interior paulista

Atletismo

26/09/2017 13h00

Handebol

Centro Nacional de Handebol recebe Acampamento com atletas juvenis no interior paulista

Atividades de aprimoramento técnico são realizadas em São Bernardo do Campo até o dia 1º de outubro

O Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol, que começou na última sexta-feira (22), segue com programação da categoria Juvenil Feminina até o dia 1º de outubro. Com a presença de 66 jogadoras, de 11 estados, as atividades estão sendo realizadas no Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo, no interior paulista. Das atletas, 26 foram descobertas nos Acampamentos Regionais realizados neste ano.

Acampanhamentodehandebol.jpg
Foto: Divulgação/CBHb

O projeto é desenvolvido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). As atividades foram divididas em quatro grupos de treinamento com 14 a 16 atletas cada. Além disso, também foram formadas seis equipes de jogos com dez jogadoras em cada time, que podem ser mesclados e misturados.

A comissão técnica é formada por até 25 pessoas entre fisioterapeutas, árbitros, treinadores e parte administrativa. Alguns integrantes das Seleções Nacionais fazem parte do grupo: Washington Nunes, coordenador nacional de Seleções; Daniel Suarez, o Cubano, técnico da Seleção Júnior Feminina; Camila Dionízio, treinadora de goleiras; Cláudia Mota; supervisora da Seleção Juvenil Masculina; Cássio Marques, supervisor da Seleção Masculina; e Gustavo Barbosa, fisioterapeuta. Nas atividades desta segunda-feira (25), quem também colaborou nos treinamentos foi Hélio Lisboa Justino, o Helinho, técnico da Seleção Júnior Masculina. 

treinamento1.jpg
Foto: Divulgação/CBHb

"Até agora, está tudo ocorrendo bem, com a estrutura muito boa. Aqui é a casa do handebol. Temos a quadra liberada 24 horas por dia e tudo aqui é nosso. Temos o horário e o jeito que queremos", explicou treinadora de goleiras, Cláudia.

O pensamento é o mesmo para o técnico da seleção júnior feminina, o Cubano. "É nossa casa e temos que dar valor, porque batalhamos muito para isso. Todos os nossos parceiros tornaram isso uma realidade, e o primeiro passo está dado. Estamos buscando a forma de melhorar e fazer adequações, e as atletas estão felizes, porque estão dentro de casa. É exclusivo nosso", disse.

Dentro de quadra, o treinador coordena as atividades e está empolgado com os primeiros dias de acampamento. "O mais importante nesses dias intensos de trabalho é que estamos observando todas as atletas que vêm dos estados dos acampamentos regionais, e o nosso intuito é poder encaminhar as jogadoras para a Seleção. Temos que fazer uma escolha de 20 atletas para a futura Seleção Juvenil e temos algumas que serão Júnior nos próximos anos. Elas estão se dedicando ao máximo e aprendendo o formato que queremos que nossas Seleções joguem", explicou Cubano.

Uma das jogadoras é Larissa Odete, de Jundiaí, interior de São Paulo. Ela falou sobre a experiência que tem vivido. "Já aprendemos muitas coisas e aqui é handebol 24 horas por dia. Além de aprender, também temos a oportunidade de executar o que os técnicos falam, porque os professores explicam tudo muito bem. A estrutura é ótima e está tudo novo. Somos as primeiras a ficarem alojadas aqui e é uma honra ter um centro exclusivo para o handebol. Tem meninas de todas as regiões do Brasil, então é bom, porque acabamos conhecendo várias culturas diferentes", disse a atleta.

A Mila Iraci é de Belém. Ela foi selecionada após participar do Acampamento Regional na capital paraense. A jogadora treina no Lauro Sodré e planeja passar conhecimento para as companheiras de time que não vieram a São Bernardo. "Eu vou levar tudo o que eu conseguir daqui. O pessoal do meu time falou que estava muito orgulhoso de mim. Eles pediram para eu me esforçar aqui, e passar para as minhas colegas tudo que eu aprender aqui. Não adianta não levar nada para lá", contou.

treinamento.jpg
Foto: Divulgação/CBHb

Após as atividades do Juvenil Feminino, o Acampamento terá sequência com 66 jovens do Juvenil Masculino, de 4 a 13 de outubro. Até o fim do ano, as categorias Infantil e Cadete masculina e feminina também serão atendidas.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol