Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CBV oficializa Ágatha/Bárbara e Evandro/Pedro Solberg como representantes do Brasil nos Jogos Rio 2016

Volei de praia

16/09/2015 12h49

Vôlei de Praia

CBV oficializa Ágatha/Bárbara e Evandro/Pedro Solberg como representantes do Brasil nos Jogos Rio 2016

Equipes se unem a Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita, já garantidos por terem vencido a corrida olímpica. Todos os oito recebem a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte

pedro_evandro_agatha_barbara_capa_gettyimages.jpg
Fotos: Getty Images

Antecipando anúncio previsto para janeiro de 2016, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou, nesta quarta-feira (16.09), as duplas de vôlei de praia que vão representar o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ágatha/Bárbara e Evandro/Pedro Solberg se juntam a Larissa/Talita e Alison/Bruno Schmidt, que já estavam garantidos por terem vencido a corrida olímpica. Os oito atletas contam com o apoio da Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.

“A CBV decidiu antecipar o anúncio das equipes devido a alguns fatores: não teremos nenhum evento do Circuito Mundial com participação brasileira até o fim do ano, não houve interesse em participar das próximas etapas. Houve etapas canceladas, como a da África do Sul. Os eventos não nos serviriam mais como parâmetro”, explicou Fulvio Danilas, diretor de Vôlei de Praia da CBV.

Segundo o dirigente, a decisão foi baseada em critérios técnicos, e pesaram os resultados em partidas contra os principais adversários no cenário mundial. As equipes reservas, também anunciadas pela CBV nesta quarta-feira, são Ricardo/Emanuel e Juliana/Maria Elisa.

»"Quem tem que sentir a pressão são os estrangeiros", diz Franco sobre 2016

“Não houve evento fora do normal, sem contusão grave. Avaliamos a corrida olímpica, o ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a participação no Campeonato Mundial,  e analisamos todas as partidas em que nossas equipes enfrentaram as principais equipes de outros países no Circuito Mundial. Chegamos a uma conclusão muito clara de que essas quatros equipes e as duas reservas são as que podem representar  melhor o Brasil nos Jogos Olímpicos”, disse Fulvio.

Os atletas das duas duplas titulares oficializadas nesta quarta - Ágatha/Bárbara e Evandro/Pedro Solberg - vão participar de Jogos Olímpicos pela primeira vez.

pedrosolberg_evandro_gettyimages_760.jpg
Pedro e Evandro. Foto: Getty Images

Evandro/Pedro Solberg

A dupla se formou em outubro de 2014 com o objetivo de conquistar a vaga olímpica. Evandro, de 25 anos, e Pedro, 29, estão em segundo no ranking do Circuito Mundial 2015, com 4960 pontos. Os primeiros são Alison e Bruno, com 6070. Neste ano,  venceram o Major Series de Stavanger, na Noruega, foram prata no Grand Slam de Moscou, na Rússia, e  bronze no Mundial da Holanda.

Esta foi a primeira corrida olímpica de Evandro. “Vai ser a melhor coisa do mundo, não poderia escolher Olimpíada melhor para jogar, perto de amigos e família, vai ser tudo do bom e do melhor”, disse.

Pedro ficou de fora de Pequim 2008 por pouco. Um episódio envolvendo doping – do qual foi inocentado – tirou dele a possibilidade de ir a Londres 2012.  A confirmação para 2016 foi um alívio. “Venho esperando por este momento há muito tempo. Estive próximo das últimas duas Olimpíadas, não consegui por diversos motivos e agora chegou o momento. Estou muito contente por ter a oportunidade de representar o meu país dentro da minha casa. Meu grau de felicidade é enorme e estou pronto. Minha história é muito confusa, com muitas dificuldades, e sempre corri muito atrás. Mereço estar aqui hoje”, disse.

barbara_agatha_gettyimages.jpg
Barbara e Ágatha. Foto: Getty Images

Ágatha/Bárbara

Juntas desde maio de 2011, Ágatha, de 32 anos, e Bárbara, 28, foram as campeãs mundiais de 2015 e Ágatha foi eleita a melhor jogadora da competição. Também venceram o Aberto de Praga (República Tcheca) e o Grand Slam de São Petersburgo (EUA). A dupla ainda foi vice-campeã do Major Series de Stavanger (Noruega), do Grand Slam Yokohama (Japão) e do Rio Open, evento-teste para os Jogos Rio 2016. A dupla é a atual líder do ranking do circuito mundial, com 6350 pontos.

“É um sonho que está começando a se realizar. Esse degrau a gente já alcançou. É um dia muito especial. A gente já estava se sentindo com a vaga, mas hoje é oficial, a gente sabe que vai estar no ano que vem representando o país. O que muda com essa oficialização é o planejamento de toda a nossa equipe, a intensidade da cobertura da mídia, mas tenho certeza de que temos uma equipe preparada e a gente vai saber lidar muito bem com isso. É muita alegria nesse momento”, disse Ágatha.

“Gera um alívio muito grande de ter concluído o nosso objetivo, não foi uma surpresa pra gente, pelo ano que a gente apresentou, acho que a gente está muito motivada. A exigência muito grande de torneios passou, a tendência é relaxar um pouco a cabeça, mas em relação a motivação e empenho, nada muda.  Nossa pegada vai continuar a mesma, mais feliz ainda”, acrescentou Bárbara.

Carol Delmazo - brasil2016.gov.br