Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Casa Brasil recebe fórum internacional sobre Nutrição para o Crescimento

Geral

04/08/2016 18h37

Casa Brasil

Casa Brasil recebe fórum internacional sobre Nutrição para o Crescimento

Evento contou com a participação de autoridades mundiais ligadas às áreas de combate à fome, à desnutrição e do esporte.

Sob depoimentos emocionados do brasileiro Robson Caetano e da queniana Tegla Loroupe, começou o Fórum Nutrition for Growth. Os grandes nomes do atletismo mundial destacaram as dificuldades que viveram antes de despontarem como atletas profissionais e como a nutrição é relevante para o pleno desenvolvimento de crianças e adultos e tem forte ligação com o esporte.

O evento, que está na segunda edição, contou com a participação de diversos atores da cena internacional sobre o assunto, entre eles a Diretora-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e de outras autoridades do Brasil, Japão e Reino Unido.

O Ministro Ricardo Barros ressaltou que após relevantes conquistas no combate à fome e desnutrição, o Brasil e o mundo enfrentam um novo desafio: vencer a obesidade e o sobrepeso. "No Brasil, nós temos 7% de desnutrição, 20% de obesidade e 47% de sobrepeso na população. A discussão então não é mais aquela da nutrição no sentido da fome e sim no sentido de cuidado de saúde pública na sua visão como um todo", destacou o ministro.

Ainda nesse sentido, a Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan, apontou que estamos vivendo uma epidemia de obesidade. "O Brasil enfrenta uma epidemia de obesidade e esse problema, para muitos, pode ser ainda mais difícil para se controlar", afirmou. Por outro lado, Chan ressaltou também que o Brasil é o local mais apropriado para se discutir o tema, tendo em vista sua liderança mundial na redução da desnutrição infantil. Segundo ela, o país é um excelente modelo a ser seguido pelo resto do mundo.

Para o Diretor-Geral da FAO, José Graziano, há uma estreita ligação entre nutrição e sustentabilidade. Segundo ele, dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, 12 trazem elementos ligados à nutrição. Graziano apontou ainda a necessidade de se investir em educação. "Nutrição também é questão de educação, de mudança de hábitos alimentares arraigados há algumas décadas", afirmou.

A sessão de abertura do evento contou ainda com a participação do Diretor do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, George Turkingston, do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda e do Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame.

De 5 de agosto a 18 de setembro, a Casa Brasil estará aberta ao público com uma programação diária diversificada. Confira a programação.

Equipe Casa Brasil