Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Camping Militar Paralímpico é encerrado e deve ganhar mais três edições

Atletismo paralímpico

11/12/2018 12h29

Esporte paralímpico

Camping Militar Paralímpico é encerrado e deve ganhar mais três edições

Militares reformados foram apresentados a nove modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Chegou ao fim a primeira edição do Camping Militar Paralímpico. Na última semana, de 2 a 8 de dezembro, 33 militares reformados ficaram hospedados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para serem apresentados a nove modalidades paralímpicas: atletismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, halterofilismo, judô, natação, parataekwondo, tênis de mesa e tiro esportivo.

camping_paralimpico.jpg
Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

Os participantes do Camping Militar são oficiais reformados que, em sua maioria, passaram a ter a deficiência por conta de acidentes em serviço. Eles foram indicados pelas forças às quais pertencem. Seis forças estiveram representadas: Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

"O resultado foi muito positivo. Todos participaram efetivamente. O principal ganho talvez não seja mensurável: a resignificação da vida desses militares reformados. Eles encontraram um rumo para suas atividades, pois muitos não estavam envolvidos com o esporte ainda", comentou Luis Fernando Sper Cavalli, líder do Programa Militar pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O objetivo do programa do CPB é apresentar o esporte como uma oportunidade para ter qualidade de vida e descobrir possíveis talentos. Após o Camping, foram indicadas entidades aos participantes para que possam praticar as modalidades com as quais mais se identificaram. Em 2019, estão previstas mais três edições do Camping Militar Paralímpico, em maio, agosto e novembro.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)