Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano não teme favoritos no Rio 2016: “Dá para brigar com todos”

Tenis de mesa

18/05/2016 10h08

Tênis de Mesa

Calderano não teme favoritos no Rio 2016: “Dá para brigar com todos”

Mesatenista sabe que pódio é improvável, mas quer disputar de igual para igual com atletas do topo mundial. Apoio da família não faltará: avô será voluntário e pais estarão na arquibancada

O principal foco de Hugo Calderano está mais adiante: ele espera estar no auge da carreira em edições futuras de Jogos Olímpicos. Mas o mesatenista que completa 20 anos no mês que vem não irá ao Rio 2016 só para participar. Campeão do Pan de Toronto em 2015, Hugo sabe que medalha é improvável, mas não teme os favoritos asiáticos e europeus.

05182016_calderano_apolonia.png
Vitória sobre o português Tiago Apolonia, 20º do mundo, foi um dos pontos altos da temporada de Calderano. Clique para ver o vídeo com um resumo da partida. Foto: frame de vídeo.

“Não tenho meta específica, só quero chegar lá com a certeza de que posso competir com jogadores top. Medalha é muito difícil, mas tenho certeza de que dá pra brigar com todo mundo”, diz.

Atualmente o 63º no ranking mundial, ele terminou a temporada 2015/2016 da liga alemã, em abril, com saldo positivo. Defendendo o Ochsenhausen, ganhou dez jogos e perdeu quatro. Uma das vitórias foi marcante: superou o português Tiago Apolonia, 20º do mundo.

“Ele é muito bom, experiente, e me deu confiança, inclusive porque nesse dia eu também ganhei do esloveno (Bojan) Tokic (atual 48º do mundo) e consegui dois pontos para a minha equipe. Eu já tinha ganhado de outros jogadores bons no ranking mundial e entrei bem confiante. Eu sabia do meu potencial, que podia conseguir a vitória. Isso mostra ainda mais que posso jogar no nível do topo mundial”, afirma.

O atleta se prepara da mesma forma para cada jogo, não importa o adversário. “É importante ter a disciplina de entrar em cada jogo muito focado, seja um jogador mais forte ou mais fraco. Não pode dar margem para erro. E, se aparecer a oportunidade, você tem que pegar”.

05182016_calderano_ittf_1130.jpg
O backhand agressivo é uma das principais armas de Hugo Calderano, e já surpreendeu alguns atletas do topo do ranking. Foto: ITTF

Até voltar ao Rio em julho, para a reta final de preparação com a seleção brasileira, Hugo ainda vai treinar duas semanas na Alemanha e disputará a Copa Latino-americana, na Guatemala, e os abertos da Coreia do Sul e do Japão. São oportunidades de ganhar ainda mais experiência antes de estrear no Pavilhão 3 do Riocentro, em agosto.

“Eu tenho um estilo específico de jogo, bem agressivo, então acredito que ninguém vai entrar para jogar comigo relaxado, achando que pode ganhar fácil, e é isso que quero mesmo, que eles sintam uma certa pressão, mesmo eu não sendo favorito”, afirma o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, em 2014, na China.

Calderao.jpg
Antônio de Araújo, avô de Calderano, foi voluntário no evento-teste e será também nos Jogos Rio 2016: sempre perto do neto. Foto: Gabriel Heusi/brasil2016.gov.br

Presença garantida

Falta de apoio não vai ser problema no Rio 2016: a família e os amigos de Calderano já compraram ingressos para as competições de tênis de mesa. Para ele, a torcida é estímulo muito mais do que pressão.

“É muito legal jogar a primeira Olimpíada na minha cidade, com todos os amigos e a família torcendo, me apoiando. É incentivo a mais. Todo dia eu penso um pouquinho nas Olimpíadas. Se mentalizo meu jogo, já me acostumo com como vai ser na hora e não fico tão deslumbrado. A torcida não costuma me afetar, sempre fico focado na mesa, no jogo”, diz.

O avô Antônio de Araújo vai ficar ainda mais perto. Ele foi voluntário no evento-teste do tênis de mesa, em novembro de 2015, e  já recebeu a carta-convite para atuar também nos Jogos.  “Fico imaginando a minha reação, não tenho ideia de como será. Mas vai ser emocionante. E vou pedir uma dispensazinha na hora que ele for jogar para poder torcer sem estar envolvido na atividade”, diz o avô Antônio.

“O meu avô sempre acompanhou muito a minha carreira. Quando me mudei pra São Caetano, ele foi comigo para me ajudar lá, sempre torceu muito. E na hora mais importante da minha carreira ele vai estar lá olhando de novo”, acrescenta Hugo.

05182016_calderano_elisa.JPG
Calderano ao lado da mãe, Elisa, que integrou à rotina o papel de espectadora assídua dos jogos do filho pela internet, independentemente do fuso horário das partidas. Foto: Marconni Andrade/Brasil2016.gov.br

Reinventando a relação

Filho e neto de professores de educação física, Hugo começou cedo a experimentar esportes. Chegou a ser campeão carioca de salto em distância e venceu o estadual de vôlei na categoria infantil, enquanto já praticava tênis de mesa. A opção pelas raquetes e bolinhas o levou para São Caetano do Sul (SP) quando tinha 14 anos. Na “bagagem”, o avô Antônio de Araújo. A mãe ficou com o coração apertado, mas todos sabiam que esse era o caminho certo. Há dois anos, ele treina na Alemanha e o apoio continua a distância.

"Há cinco anos ele saiu do Rio para treinar em São Caetano, há dois anos mora na Europa, então mais longe ainda, e a gente teve que reinventar a nossa relação. Acabei de criar meu filho através da internet, mas acho que fizemos um bom trabalho”, afirmou a mãe, Elisa Borges.

Os fusos horários da Europa e de qualquer outro lugar onde Hugo esteja competindo mudaram a rotina de sono da família. “Quando ele joga do outro lado do planeta, já sei que vou dormir mal a semana inteira porque vou ficar acordando de madrugada. Às vezes eu não coloco despertador para não perder a noite de sono, mas acabo acordando sozinha para acompanhar os jogos dele”, conta Elisa.

“A gente fica na frente do computador, não importa a hora, a gente acompanha. Quando falha a transmissão, a gente vai seguindo o placar no ‘live score’. Eu assisto, mas não consigo ficar muito tempo na frente do computador. Ando para um lado, para o outro, torço muito. Em todos os jogos, na liga alemã também, não perco um”, reforçou o avô.

E só de pensar que uma decisão lá trás, há quase sete anos, impulsionou esse caminho, faz Elisa se emocionar. “Quando o Rio foi escolhido sede das Olimpíadas em 2009, eu lembro exatamente. Estava no trabalho, a gente ligou a TV para assistir ao momento da escolha e eu tinha certeza de que a vida do meu filho ia mudar. E realmente mudou, porque ele estava no lugar certo, na hora certa. Tudo o que aconteceu no esporte do Brasil a partir daquele momento teve impacto positivo na vida dele”, disse. “Quando chegar a hora, vou me lembrar daquele momento em que vi o cara dizer ‘Rio de Janeiro’ e vai passar um filme. Vai ser muita emoção”.

Carol Delmazo,brasil2016.gov.br