Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano fica a uma vitória do pódio no Aberto da Áustria

Atletismo

09/11/2018 18h00

Tênis de mesa

Hugo Calderano fica a uma vitória do pódio no Aberto da Áustria

Em mais uma bela performance em etapa platinum do circuito mundial, brasileiro faz grande jogo nas oitavas contra sul-coreano, mas cai nas quartas diante de adversário chinês

Hugo Calderano voltou a se posicionar entre os oito melhores de uma etapa platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, a exemplo do que já ocorrera na Coreia do Sul e no Catar (vice-campeão neste último). Nesta sexta-feira (9), em Linz, ele encerrou a participação no Aberto da Áustria nas quartas de final, ao ser derrotado pelo chinês Liang Jingkun, por 4 a 0 (5/11, 13/15, 4/11 e 9/11). Pouco antes, ele havia batido o sul-coreano Woojin Jang, por 4 a 3 (12/14, 11/6, 11/8, 9/11, 11/9, 5/11 e 11/7).

O brasileiro teve um jogo bem desgastante nas oitavas de final. Mais uma vez, em partida com duração superior a uma hora, encontrou um adversário que se defendia bem e conseguia tirá-lo da zona de conforto. O primeiro set contra Jang foi equilibrado, mas Calderano não conseguia encontrar seu melhor jogo. Acabou derrotado por 14 x 12. No início do segundo set, o sul-coreano abriu 2 x 0 e dava a impressão de que voltaria a incomodar. Mas o brasileiro virou, com quatro pontos consecutivos e passou a dominar a mesa. Venceu o segundo e o terceiro sets, com certa folga.

Foto: ITTF

Na quarta parcial, Jang voltou a incomodar, vencendo por 11 x 9 e empatando o confronto. O quinto set foi extremamente equilibrado, com a diferença não passando de um ponto em quase todo o set, até o empate em 8 x 8. Calderano foi melhor no momento decisivo e fechou em 11 x 9.

O brasileiro teve uma queda grande de rendimento no sexto set. Errando muito, permitiu que o adversário abrisse larga vantagem, fechando em 11 x 5. No set decisivo, valeu o melhor jogo do brasileiro, que começou arrasador, abrindo 5 x 0 e fechando em 11 x 7.

Nas quartas de final, horas depois, o adversário foi o chinês Liang Jingkun, número 80 do ranking mundial. Depois de jogos desgastantes em dois dias consecutivos, o brasileiro teria de tirar forças para buscar a vaga na semifinal e, consequentemente, conquistar uma medalha.

Mas Calderano começou mal a partida. Errando demais, permitiu a fácil vitória no primeiro set, por 11 x 5. No segundo set, o brasileiro teve um dos seus melhores momentos no torneio. Perdendo por 10 x 7, passou a contra-atacar com ousadia e agressividade, virando o marcador. Não conseguiu fechar o set e acabou sofrendo nova virada, por 15 x 13.

A partir de então, o jogo de Calderano não encaixou mais. Perdeu o terceiro set, sem poder de reação. Melhorou no quarto, mas foi insuficiente para mudar a história do confronto.

"Esse Aberto foi muito bom pro Hugo. Não me lembro de um Aberto deste nível na Europa, com 58 jogadores do Top-60. Ontem, ele conseguiu ganhar com muita energia contra o Park. Hoje, fez tecnicamente um jogo de alto nível contra o Jang. Vai ser a nossa base para desenvolver o trabalho do próximo mês. Contra o Liang, duas horas apos a vitória contra o sul-coreano, o Hugo não conseguiu propor o melhor, especialmente na parte física", disse o técnico Jean-René Mounie.

Calderano volta a jogar uma competição internacional em dezembro, quando disputará as finais do Circuito Mundial, em Incheon, na Coreia do Sul. Antes, no fim deste mês, em Concórdia (SC), ele participará do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa