Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Buenos Aires 2018 apresenta a tocha que percorrerá a Argentina de Norte a Sul

Geral

16/07/2018 11h27

Jogos da Juventude

Buenos Aires 2018 apresenta a tocha que percorrerá a Argentina de Norte a Sul

Sua identidade visual, feita pelo Comitê Organizador do evento, é inspirada nas miscelâneas do emblema dos próximos Jogos Olímpicos da Juventude

Foto: Pablo Elias/Divulgação

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 apresentou a tocha que percorrerá 14 mil quilômetros por todos os cantos da Argentina com a mensagem do olimpismo. O fogo sagrado será aceso no dia 24 de julho no Estádio Panathinaiko, em Atenas.

A tocha está vestida com as miscelâneas do emblema de Buenos Aires 2018, inspiradas nos cantos, ícones, bairros e cultura da cidade de Buenos Aires. Seu formato é o mesmo utilizado nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Assim que a chama chegar à Argentina, em 5 de agosto, terá início o Tour da Tocha, que mostrará a diversidade cultural e geográfica do país. A primeira parada será em La Plata, capital da província de Buenos Aires, onde ocorrerá o primeiro revezamento.

Mais de 170 condutores passarão, de mão em mão, a tocha que levará a chama olímpica, que visitará locais icônicos da geografia argentina em 60 dias. Cada cidade onde a excursão passa terá um quilômetro de viagem, e cada um dos condutores carregará a tocha olímpica por uma parte do caminho. Esse revezamento. Em 6 de outubro, no Obelisco de Buenos Aires, um homem e uma mulher serão os últimos condutores no que será a primeira Cerimônia de Abertura Olímpica no centro de uma cidade, fora dos estádios tradicionais.

No mesmo espírito, o conceito do logotipo do Tour da Tocha baseia-se no desejo de que os Jogos sejam constituídos como um espaço de união na diversidade, no multiculturalismo e no bem comum. Na semente do logotipo do Tour, queimam-se três chamas que, entrelaçadas, dão vida à Chama Jovem Olímpica. Três, como os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência.

De sua superposição nascem cinco tonalidades, como as cinco regiões argentinas que viajarão compartilham entre tochas. Cinco também os continentes que iluminarão seu caminho; os mesmos que batem nos anéis olímpicos.

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018