Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bruno Schmidt é eleito o melhor do mundo no vôlei de praia e Brasil leva nove prêmios

Volei de praia

21/10/2016 14h49

Vôlei de praia

Bruno Schmidt é eleito o melhor do mundo no vôlei de praia e Brasil leva nove prêmios

Campeão olímpico no Rio 2016 vence pela segunda vez consecutiva. No feminino, Larissa é considerada a melhor atacante e levantadora do circuito

O Brasil dominou a premiação de melhores atletas do ano da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) no vôlei de praia. Dos 22 prêmios distribuídos pela entidade, nove foram para atletas brasileiros, inclusive o de melhor jogador do circuito entre os homens, para Bruno Schmidt, campeão olímpico no Rio 2016 ao lado de Alison. No feminino, a também campeã olímpica Laura Ludwig foi a eleita.

JogosOlmpicosAlisoneBruno.jpg
Medalha de ouro no Rio 2016 ao lado de Alison (E), Bruno Schmidt foi novamente eleito o melhor jogador do mundo. Foto: Danilo Borges/Brasil2016

Além de ter sido eleito o melhor jogador do ano pela segunda temporada consecutiva, Bruno ainda acumulou outros dois prêmios: o de melhor jogador de defesa e o de esportista do ano. “Fizemos uma temporada muito boa em 2015, mas estávamos com os Jogos Olímpicos na cabeça, pensando que 2016 precisaria ser um ano ainda melhor. E passou, conquistamos nosso objetivo e agora posso saborear ainda mais esses resultados. Divido isso com todos da minha equipe, todos, sem exceção. Eles querem o nosso melhor todos os dias, nos exigem ao máximo para o nosso próprio bem”, comemorou Bruno, celebrando também o fato de ter sido escolhido o esportista do ano.

“O bacana desse prêmio é ter o reconhecimento dos meus companheiros de trabalho, atletas, técnicos. O meu parceiro também é outro grande responsável. Se fui melhor jogador e defensor, é porque o Alison foi metade disso. Estou saboreando mais do que no ano passado, ainda mais sendo o quarto a conquistar de maneira seguida. Mostra a reviravolta daquele paradigma de atletas altos, é um esporte democrático”, comentou o campeão olímpico, quarto atleta da história a faturar o título de melhor jogador em temporadas consecutivas.

Ainda no masculino o Brasil levou outros prêmios. Alison foi eleito o melhor jogador de ataque do circuito, enquanto Evandro foi considerado o melhor saque. Para fechar, Guto Carvalhaes foi considerado o novato do ano.

Larissa leva dois prêmios

Entre as mulheres, o destaque do Brasil ficou por conta de Larissa. A veterana atleta levou dois troféus para casa, alcançando um total de 18 na carreira, ficando atrás apenas da norte-americana Kerri Walsh, que soma 25. Larissa, que ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos ao lado de Talita, foi considerada a melhor jogadora de ataque e a melhor levantadora do circuito mundial.

JogosOlmpicosLarissaeTalita.jpg
Quarta colocada no Rio 2016, Larissa (D) chegou à marca de 18 prêmios na carreira. Foto: Roberto Castro/Brasil2016.gov.br

“É incrível. É um orgulho muito grande saber que estou conseguindo fazer o meu trabalho com excelência e ser indicada como melhor em alguns fundamentos. É recompensador e motivante para continuarmos nessa batalha que é ser atleta de alto rendimento”, disse a capixaba.

A outra brasileira a receber um prêmio na temporada 2016 foi a jovem Duda Lisboa. Aos 18 anos, ela foi eleita a melhor novata do vôlei de praia feminino. Ela venceu duas etapas do Circuito Mundial e a partir de 2017 formará dupla com a vice-campeã olímpica Ágatha.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento. Esta eleição é feita pelo voto dos próprios atletas e significa que estou no caminho certo. Agora a responsabilidade vai aumentar para o próximo ano. A parceria com a Ágatha vai trazer outra energia, ela também fez uma grande temporada e iremos rodar o circuito todo. É bom saber que meu trabalho está sendo reconhecido”, agradeceu.

Confira todos os atletas premiados pela FIVB

Feminino

Melhor jogadora - Laura Ludwig (Alemanha)
Melhor ataque - Kerri Walsh (EUAl)
Melhor bloqueio - Kira Walkenhorst (Alemanha)
Melhor jogadora defensiva - Heather Bansley (Canadá)
Melhor jogadora ofensiva - Larissa França (Brasil)
Melhor levantamento - Larissa França (Brasil)
Melhor saque - April Ross (EUA)
Novata do ano - Duda Lisboa (Brasil)
Jogadora mais inspiradora - Nadine Zumkehr (Suíça)
Jogadora que mais evoluiu - Joana Heidrich (Suíça)
Esportista do ano - Laura Ludwig (Alemanha)

Masculino

Melhor jogador - Bruno Schmidt (Brasil)
Melhor ataque - Alison Ceruti (Brasil)
Melhor bloqueio - Paolo Nicolai (Itália)
Melhor jogador defensivo - Bruno Schmidt (Brasil)
Melhor jogador ofensivo - Janis Smedins (Letônia)
Melhor levantamento - Phil Dalhausser (EUA)
Melhor saque - Evandro Gonçalves (Brasil)
Novato do ano - Guto Carvalhaes (Brasil)
Jogador mais inspirador - Reinder Nummerdor (Holanda)
Jogador que mais evoluiu - Piotr Kantor (Polônia)
Esportista do ano - Bruno Schmidt (Brasil)

Brasil2016.gov.br, com informações da CBV