Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasília inicia preparação para receber partidas de futebol dos Jogos Rio 2016

Futebol

02/09/2015 17h46

Mané Garrincha

Brasília inicia preparação para receber partidas de futebol dos Jogos Rio 2016

Ministro do Esporte se reuniu com a secretária de Esporte do DF para discutir o planejamento operacional dos eventos. Capital será sede de dez jogos

Cinco cidades brasileiras, além do Rio de Janeiro, terão o gostinho de receber competições olímpicas durante os Jogos Rio 2016. Isso porque o futebol será disputado no Maracanã, no Estádio Olímpico (Engenhão) e também em Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova), Manaus (Arena da Amazônia), São Paulo (Arena Corinthians) e Belo Horizonte (Mineirão). Para conversar sobre os preparativos da capital brasileira, o ministro do esporte, George Hilton, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (02.09) a secretária de Esporte do Distrito Federal, Leila Barros.

Segundo a ex-jogadora de vôlei, as conversas estão apenas no início e têm como objetivo prioritário definir as áreas de atuação de cada ente de governo, além de discutir melhorias para os locais que servirão como centro de treinamentos no DF. “A conversa foi sobre as estruturas do torneio de futebol das Olimpíadas e sobre os locais de treinamento, até mesmo para alinharmos o que será de competência do governo do DF e do governo federal. Mas está tudo sob controle, tranquilo”, declarou Leila.

A secretária de esportes ainda falou sobre os possíveis locais de treinamento das seleções que passarão por Brasília. “O Mané Garrincha receberá os jogos e para ter treinos já temos o Bezerrão (no Gama), o campo do Corpo de Bombeiros, que recebeu treinos na Copa das Confederações. Conseguimos reaver uma verba para reformar a tempo o Cave (no Guará). Vimos também um bom local no campo do Colégio Militar, mas precisaremos fazer pequenas reformas como iluminação e irrigação para que o local atenda às exigências do Comitê Organizador”, completou Leila Barros.

Principais tópicos da conversa foram as estruturas para receber as partidas em Brasília e melhorias nos centros de treinamento. Foto: Roberto Castro/ME

Partidas

A previsão é de que o Mané Garrincha receba dez jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo um válido pelas quartas de final do torneio masculino e outro válido pelas quartas de final do torneio feminino. As demais partidas são da primeira fase: seis do torneio masculino (em três rodadas duplas) e duas do torneio feminino.

Os jogos em Brasília estão marcados para os dias 4, 7, 9 e 10 de agosto de 2016. A partida das quartas de final do torneio feminino será no dia 12 de agosto, às 13h. O jogo de quartas de final válido pelo torneio masculino será no dia 13 de agosto, também às 13h.

O Mineirão, em Belo Horizonte, também receberá dez jogos, incluindo uma quarta de final e uma semifinal femininas e uma quarta de final e a disputa do bronze no masculino. A Arena Itaquera, em São Paulo, será sede de outros dez jogos: seis da primeira fase, uma quarta de final e uma semifinal masculinas e uma quarta de final e a disputa do bronze no feminino.

A Arena Fonte Nova, em Salvador, será sede de 10 partidas, incluindo uma quarta de final do masculino e outra do feminino.  Seis partidas da primeira fase dos torneios masculino e feminino estão previstas para a Arena da Amazônia, em Manaus.

No Estádio Olímpico do Rio serão disputados oito jogos válidos pela primeira fase dos torneios masculino e feminino. O Maracanã receberá uma semifinal feminina e outra masculina, além das finais dos dois torneios.

O início da venda direta de ingressos para os Jogos Olímpicos, sem sorteio, será em outubro de 2015. Os ingressos remanescentes das fases de sorteio serão colocados à venda, de forma online, e qualquer cidadão poderá comprar pelo link ingressos.rio2016.com.

Petronilo Oliveira - Ministério do Esporte