Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasília apresenta plano de operações para dias de jogos no Mané Garrincha

Geral

28/07/2016 19h50

Jogos Olímpicos

Brasília apresenta plano de operações para dias de jogos no Mané Garrincha

Cidade vai reforçar transporte público e modificar trânsito perto do estádio, além de mobilizar hospitais e forças de segurança

Antes de os atletas desfilarem pelo Maracanã na Cerimônia de Abertura, em 5 de agosto, no Maracanã, o Brasil já vai ter começado a viver os Jogos Olímpicos. Para Brasília, por exemplo, o evento começa em 4 de agosto, quando o Estádio Nacional Mané Garrincha recebe as duas primeiras das dez partidas de futebol que sediará até o fim da competição.

Nesta quinta-feira (28.07), o governo local apresentou todo o planejamento da cidade para os Jogos, falando sobre turismo, mobilidade, segurança e saúde.

planodeoperaobsbtoninhotavaresagenciabsb.jpg
Governo de Brasília divulga plano de operação para os Jogos Rio 2016. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Mobilidade

Para facilitar o acesso de torcedores ao Mané Garrincha nos dias de jogos, o trânsito nas vias próximas será modificado. Alguns trechos e estacionamentos serão bloqueados e haverá três pontos de transporte para o estádio nas proximidades: um na Rodoviária do Plano Piloto, outro no Parque da Cidade e outro no Departamento de Trânsito (Detran-DF), sendo o último apenas para pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, as linhas de ônibus que fazem o trajeto entre a Rodoviária e outras regiões administrativas do Distrito Federal serão reforçadas. Outras mudanças dependem do fim ou não da greve de funcionários do Metrô-DF. “Se a greve perdurar até a Olimpíada, vamos aumentar o número de viagens das linhas de ônibus”, disse Marcos Dantas, secretário de Mobilidade da cidade.

Segurança

No último domingo (24.07), Brasília apresentou o efetivo que atuará na segurança dos Jogos Olímpicos na cidade. Serão 8,5 mil profissionais, sendo 4,5 mil agentes a Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros 4 mil das Forças Armadas.

ManeGarrinchaSegurana2.jpg
Capital federal terá 8,5 mil profissionais destacados para a segurança durante o evento. Foto: Agência Brasília

As áreas com maior cobertura serão o Mané Garrincha, o Hotel Royal Tulip, que hospedará as seleções, e os centros de treinamento oficiais, que incluem o Centro de Capacitação Física dos Bombeiros, no Setor Policial Sul, e os estádios do Bezerrão, no Gama, do Cave, no Guará, e do Abadião, em Ceilândia.

De acordo com a secretária de Segurança Pública e da Paz Social de Brasília, Márcia de Alencar Araújo, o Centro Integrado de Controle e Comando Regional já está funcionando desde o último domingo e ficará ativo 24 horas por dia em datas de jogos no Mané Garrincha.

Turismo

Para receber e atender aos visitantes que forem a Brasília em virtude dos Jogos Olímpicos, a cidade vai reforçar os Centros de Atendimento ao Turista (CAT). Atualmente, a cidade conta com três em funcionamento, sendo um no aeroporto, outro na Praça dos Três Poderes e outro na Torre de TV Digital. Entre 4 e 13 de agosto, serão abertos dois CAT, um no Setor Hoteleiro Norte e outro no Setor Hoteleiro Sul, além de uma tenda na Torre de TV e uma unidade móvel na região da Catedral Metropolitana.

Os centros ficarão abertos todos os dias, das 9h às 18h, com exceção da unidade da Torre de TV Digital, que funciona apenas nos fins de semana. O atendimento será feito em português, inglês e espanhol. No local, os turistas terão acesso a informações como mapas e material impresso sobre os monumentos, a história da cidade e opções de roteiros.

placabrasiliarenatoaraujoagenciabsb.jpg
Placa que fica na frente da Torre de TV recebeu decoração em homenagem aos Jogos Olímpicos. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Outra frente que visa atender aos turistas são os voluntários. Selecionados por meio do Portal do Voluntário, eles vão atuar no período dos Jogos em quatro eixos: receptivo, pesquisadores, mobilidade e coleta seletiva, durante a manhã e a tarde.

Saúde

A Secretaria de Saúde de Brasília preparou um plano de ação para emergências e atendimentos na região do estádio. O Samu será responsável pelos atendimentos pré-hospitalares nos arredores do Mané Garrincha. Durante as partidas, duas ambulâncias com três profissionais cada e duas motos com dois servidores cada serão destinados para a área. Haverá ainda um caminhão para múltiplas vítimas no estacionamento, com tendas que, se acionadas, ficam prontas em 20 minutos.

Dentro do estádio, a inspeção às instalações e aos alimentos comercializados será feita por 12 profissionais da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica. No interior do Mané Garrincha, o atendimento pré-hospitalar será de responsabilidade do Comitê Organizador Rio 2016.

A referência para atendimentos a pessoas com quadro clínico de trauma será o Hospital de Base, na Asa Sul. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será destinado aos demais casos clínicos. O Hospital Regional de Taguatinga dará apoio às duas unidades.

Em dias de jogos, 30% dos leitos de pronto-socorro do Hospital de Base e do Hran serão reservados para a demanda do dia. Os procedimentos cirúrgicos eletivos e as consultas ambulatoriais serão feitos conforme previsto, e os centros de saúde funcionarão normalmente.

Todas as tipagens sanguíneas disponíveis na Fundação Hemocentro de Brasíliaestão com porcentuais de 20% a 200% acima do estoque considerado estratégico para suprir a necessidade da Secretaria de Saúde. Se for preciso, o Ministério da Saúde mobilizará estoques.

Estádio e CTs

Brasília receberá um total de dez partidas nos Jogos Rio 2016. Para as partidas, o gramado do Mané Garrincha passou por tratamento especial. Uma empresa foi contratada para fazer manutenção preventiva e corretiva por um ano. Também foram adotadas medidas como iluminação suplementar, corte vertical e colocação de sementes de grama sobre o gramado. Todas ações executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Em 4 de agosto, Brasil enfrenta a África do Sul no futebol masculino no Mané Garrincha. Foto: Portal da Copa

Além da grama, a Novacap também reparou partes da rede hidráulica e elétrica do Mané Garrincha. Do lado de fora, parte do estacionamento foi revitalizado, com 3,2 mil metros quadrados de pisos intertravados.

O Estádio do Cave, no Guará, também passou por reformas. O gramado foi totalmente trocado, duas bilheterias novas foram instaladas, além da construção de uma tribuna de imprensa e um edifício administrativo com vestiário. O Abadião, em Ceilândia, ganhou manutenção nas instalações elétricas, pintura do complexo administrativo e dos vestiários, além de instalação de piso de concreto em diversos lugares.

“O Abadião e o Bezerrão estão com gramado e infraestrutura em boas condições. O Cecaf foi testado e aprovado pela África do Sul. Quanto ao Cave, quem vai dizer se ele seguirá ou não como centro de treinamento serão os atletas”, informou Leila Barros, secretária de Esporte, Turismo e Lazer de Brasília.

Fonte: Governo de Brasília