Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros ficam no Top 10 da Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas

Esgriga paralímpica

17/12/2018 16h38

Esgrima em cadeira de rodas

Brasileiros ficam no Top 10 da Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas

Equipes de florete masculino e espada feminina terminaram entre os melhores na classificação geral em Kyoto, no Japão

O Brasil conseguiu se destacar nas disputas por equipes da etapa de Kyoto, no Japão, da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição foi encerrada no último domingo (16.12), e os times masculinos do florete e da espada feminina ficaram entre os dez melhores na classificação geral.

esgrima_CR.jpg
Foto: CPB/Divulgação

O florete masculino foi nono colocado entre 16 equipes que disputaram medalha. O time brasileiro parou apenas na China, nas oitavas de final, ao perder por 45 a 15. A equipe chinesa sagraria-se campeã do evento, seguida pela Rússia e pela Itália no pódio. A equipe feminina também ficou com a nona posição, mas entre 11 participantes.

Individualmente, o melhor resultado veio com Vanderson Chaves, décimo colocado no florete B. Outro bom desempenho foi conseguido por Jovane Guissone, que foi 11º na espada B, prova na qual sagrou-se campeão paralímpico nos Jogos de Londres 2012.

Nesta temporada, a Seleção já havia participado de outras cinco edições da Copa do Mundo – na Itália, Hungria, Polônia, Canadá e Geórgia. As competições têm grande relevância na formação do ranking mundial, que decidirá vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A etapa de Kyoto foi a segunda que somou pontos para a lista. Os atletas poderão pontuar até dia 31 de maio de 2020.

A delegação brasileira concentrou-se no Japão desde o dia 6, no Centro Nacional de Treinamento, para aclimatar-se e ter a preparação adequada para o torneio.

Os brasileiros em Kyoto

Jovane Guissone - 11º na espada B e 16º no florete B
Alex Souza - 26º no sabre A e 39º no florete A
Fabiana Soares - 19ª no sabre A, 29ª no florete A e 30ª na espada A
Suelen Rodolpho - 19ª no sabre B, 20ª no florete B e 24ª na espada B
Vanderson Chaves - 10º no florete B, 16º na espada B e 18º no sabre B
Moacir Ribeiro - 41º na espada e no florete A
Carminha de Oliveira - 24ª na espada A e 26ª no florete A

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)