Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros estreiam com duas vitórias no Mundial Sub-19 de vôlei de praia da China

Volei de praia

11/07/2018 11h44

Nanquim

Brasileiros estreiam com duas vitórias no Mundial Sub-19 de vôlei de praia da China

Gabriel Zuliani e Gabriel Pisco triunfaram nos dois primeiros desafios. Já Thamela e Anne Karolayne perderam a primeira partida para rivais espanholas

A chave principal do Campeonato Mundial sub-19 de vôlei de praia começou nesta quarta-feira (11.07), em Nanquim, na China. O Brasil, que está representado por duas duplas, uma em cada gênero, começou bem a disputa da chave masculina. Gabriel Zuliani e Gabriel Pisco tiveram um bom desempenho nas duas primeiras rodadas, enquanto Thamela e Anne Karolayne enfrentaram dificuldades na estreia.

Gabriel Zuliani e Gabriel Pisco: início positivo na China. Foto: Divulgação

Gabriel Zuliane e Gabriel Pisco foram os primeiros a entrar em quadra. Eles venceram Shekunov/Veretiuk (RUS) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19) e, horas depois, voltaram à quadra e conseguiram mais um resultado positivo, desta vez contra os paraguaios Jorge e Gonza, novamente em dois sets (21/16 e 21/17). Com os resultados os brasileiros lideram o grupo B. Nesta quinta-feira (12.07), Zuliani e Pisco enfrentam os alemães Filip John e Lukas Pfretzschner. O vencedor avança direto às oitavas de final, enquanto o perdedor segue para a repescagem.

No torneio feminino, a dupla Thamela e Anne Karolayne entrou em ação apenas uma vez nesta quarta-feira. Elas acabaram superadas pelas espanholas Sofia Gonzalez e Aina Munar (ESP) por 2 sets a 0 (20/22 e 16/21). As brasileiras voltam a jogar as outras duas rodadas do grupo B nesta quinta-feira. Primeiro contra as polonesas Julia Gierczynska e Patrycja Jundzill, e, depois, contra Lisbeth Allcca/Medalyn Mendoza, do Peru. As brasileiras precisam de pelo menos uma vitória nos dois jogos para avançarem na competição.

O Brasil já conquistou sete medalhas de ouro (quatro no feminino e três no masculino) no torneio. O primeiro foi no Mundial da Grécia, em 2002, quando a competição ainda era Sub-18. Ian Borges e Pedro Solberg foram os vencedores. Em 2005, na França, Carol Aragão conquistou o outro título mundial, ao lado de Bárbara Seixas.

Em 2013, Duda e Tainá levaram o troféu em Portugal. No ano seguinte, novamente Duda, desta vez ao lado de Andressa, ficou com o ouro, assim como Arthur Lanci/George, fazendo a dobradinha também em Portugal. Na última edição, em Larnaka, no Chipre, em 2016, as duplas brasileiras também chegaram ao topo do pódio. No feminino, Victória/Duda levaram o ouro, enquanto Renato/Rafael venceram no masculino.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei