Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros estreiam com derrotas no Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico

Tenis de mesa paralímpico

17/10/2018 07h24

Eslovênia 2018

Brasileiros estreiam com derrotas no Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico

Claudio Massad, Diego Moreira e Lucas Carvalho enfrentaram rivais top 10 no ranking mundial e acabaram superados. Nesta tarde, no horário local, Brasil disputa mais quatro partidas

banner_tenis_mesa_paralimpico_mundial_2018_1130.jpg

O Brasil disputou, na manhã desta quarta-feira (17.10), no horário de Celje, na Eslovênia, suas três primeiras partidas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico. Diante de rivais cabeças de chave nos grupos e todos ranqueados entre os dez melhores do mundo em suas classes, o resultado acabou sendo negativo para o país.

"Defendi três match points, tive um a meu favor, mas ele pegou. Ele é um dos jogadores mais bem ranqueados do torneio. Faltou pouco para a vitória"
Diego Moreira, mesatenista

Jogando pela classe 10, para atletas com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores, Claudio Massad foi o primeiro a se apresentar. Número 25 do ranking, o brasileiro enfrentou o britânico Kim Daybell, 5º do mundo, e acabou superado por 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/5 e 13/11. Nesta quinta-feira (18.10), a partir das 10h (de Brasília), Claudio faz sua segunda e decisiva partida, contra o francês Mateo Boheas.

Na primeira fase do Mundial, os atletas foram divididos em chaves de três ou quatro jogadores. Todos jogam entre si nos dois primeiros dias do Mundial e em cada grupo dois mesatenistas avançam para a segunda fase. A partir daí, já na sexta-feira (19.10), os confrontos passam a ser eliminatórios. A disputa por medalhas será no sábado (20.10), data do fim do encerramento da competição.

"Eu esperava ter jogado melhor, apesar de ele ser o número 5 do mundo", admitiu Claudio. "Tive algumas possibilidades em que poderia ter feito o ponto e desperdicei. Isso fez diferença no final", analisou.

» Acompanhe todas as notícias sobre o Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico Eslovênia 2018

Diego Moreira foi o brasileiro que passou mais perto da vitória na manhã desta quarta-feira na Eslovênia. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br

O segundo atleta do país a jogar foi Diego Moreira, também pela classe 10. Número 27 do ranking, ele encarou o tcheco Ivan Karabec, 6º do mundo, e acabou superado por 3 x 2 em um jogo duríssimo em que ambos tiveram match points.

Diego saiu na frente depois de fechar o primeiro set por 11/9. O tcheco se recuperou e venceu os dois sets seguintes por 11/8 e 11/5. No quarto set, Diego salvou três match points antes de superar Karabec por 13/11. Então, no set decisivo, o brasileiro chegou a ter um match point no 10/9, mas não conseguiu fechar e viu o adversário sacramentar a partida por 12/10.

Claudio Massad (à esquerda) e Lucas Carvalho. Fotos: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Tive algumas possibilidades em que poderia ter feito o ponto e desperdicei. Isso fez  diferença no final"
Claudio Massad, mesatenista

"Joguei bem, mas estou chateado", lamentou Diego. "Defendi três match points, tive um a meu favor, mas ele pegou. É um dos jogadores mais bem ranqueados do torneio. Faltou pouco para a vitória, mas perdi na melhor situação que poderia perder. Uma vitória por qualquer placar no próximo jogo me coloca na próxima fase", observou Diego, que nesta quinta-feira enfrenta Filip Radovic, de Montenegro.

O último jogador do Brasil a se apresentar na manhã desta quarta-feira foi Lucas Carvalho, 18 anos e caçula do time no Mundial da Eslovênia. Número 33 do ranking na classe 09, para atletas andantes com pequeno comprometimento de mobilidade, Lucas enfrentou o britânico Ashley Facey, 9º do mundo, e acabou superado por 3 x 0, com parciais de 11/3, 11/4 e 11/1. Lucas ainda volta a jogar nesta quarta-feira, a partir das 14h30 (de Brasília), contra Chao Ming Chee, da Malásia.

A rodada da tarde do primeiro dia do Mundial da Eslovênia ainda terá os seguintes brasileiros em ação:

» Classe 10 - Bruna Alexandre (BRA) x Nozomi Takeuchi (JAP)
» Classe 07 - Paulo Salmin (BRA) x Ahmed Sayed Moahmed (EGI
» Classe 02 - Iranildo Espíndola (BRA) x Jan Riapos (SVK)

 

Flickr do Ministério do Esporte: galeria de fotos disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito

Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico - Eslovênia 2018

 



Luiz Roberto Magalhães, de Celje, na Eslovênia - rededoesporte.gov.br