Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros disputam torneio de surfe na França no formato provável de Tóquio

Geral

17/05/2017 11h23

Surfe

Brasileiros disputam torneio de surfe na França no formato provável de Tóquio

Modalidade passa a integrar o programa olímpico a partir de 2020. Convênio com o Ministério do Esporte ajuda atletas da delegação brasileira com passagens, diárias e seguro de viagem

Surfistas de 38 países terão, no mês de maio, a primeira grande competição mundial após o anúncio de que a modalidade fará parte do programa do programa olímpico a partir de Tóquio, em 2020. O World Surfing Games será em Biarritz, na França, entre os dias 20 e 28, premiando atletas individualmente e também por país, em formato semelhante ao que deverá ser adotado no Japão.

17052017_franca_surfe.jpg
Competição em Biarritz terá formato semelhante ao que será adotado nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: FFS

"O ISA World Surfing marca o início da preparação da modalidade como esporte olímpico", destaca o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que estará presente no evento. "O Ministério tem, desde o início, parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBS), buscando estruturar o país para essa participação olímpica, pois já iniciamos esse processo como alguns dos favoritos na modalidade", comenta o ministro.

Para a competição na França, a CBS conta com um convênio com o Ministério do Esporte, no valor de R$ 223.611,20, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17.05).

Com os recursos, a deleção brasileira terá passagens, diárias e seguro de viagem para os oito atletas (cinco homens e três mulheres), sendo dois reservas, além de seis integrantes da comissão técnica (um chefe de delegação, dois técnicos, um assistente técnico, um preparador técnico e um assistente de filmagem).

Wesley Dantas, Wiggolly Dantas, Elivelton Santos, Ian Gouveia, Suelen Naraísa e Jaqueline Silva compõem o time titular do Brasil. Vitor Ferreira e Caroline Bonelli são os reservas. "Todos os atletas que vão competir estão pleiteando a vaga olímpica. Vale ressaltar que o Elivelton é índio de uma tribo da Paraíba. Ele já foi vice-campeão mundial júnior e agora vai tentar esse título. Além disso, o Ian e o Wiggolly competem no Circuito Mundial profissional da WSL (World Surf League), e o Wesley é o atual campeão mundial júnior", detalha o presidente da CBS, Adalvo Argolo.

Campeões

O Brasil tem dois campeões mundiais de surfe: Gabriel Medina conquistou o título em 2014 e, no ano seguinte, foi a vez de Adriano de Souza, o Mineirinho. Além disso, no atual Tour Mundial masculino, nove entre 36 participantes são brasileiros. O próprio site oficial do ISA World Surfing Games coloca o Brasil como um dos principais países na competição.

"Estamos animados por ter alguns dos mais talentosos surfistas profissionais do mundo representando seus países no World Surfing Games. O nível da competição em Biarritz será incrível. A participação desses grandes atletas é prova da animação que está surgindo no mundo do surfe pela oportunidade de competir no mais alto nível do esporte: os Jogos Olímpicos em 2020", afirma o presidente da Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês), Fernando Aguerre.

Como será a disputa olímpica

Além dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o surfe também estará presente nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e nos Jogos Centro-Americanos de Manágua, em dezembro deste ano. Assim como no World Surfing Games, a disputa olímpica deverá ser realizada individualmente (com medalhas no masculino e no feminino) e por equipes: os resultados somados dos atletas, levando em conta o masculino e o feminino, são somados no fim da competição para definir os três melhores países.

Na França, o evento tem início com a disputa feminina, entre 20 e 23 de maio. De 24 a 28 de maio será realizada a prova masculina, definindo também a classificação das equipes. A edição do torneio em Biarritz marca o retorno da competição à Europa pela primeira vez desde 2008, quando foi realizada na Costa da Caparica, em Portugal. O Brasil sediou o World Surfing Games no ano 2000, em Maracaípe (PE).

Ministério do Esporte