Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeã olímpica em 2012, Sarah Menezes retorna à Seleção na categoria ligeiro

Judô

13/11/2017 10h31

Judô

Campeã olímpica em 2012, Sarah Menezes retorna à Seleção na categoria ligeiro

Brasileiro Sênior, disputado no Centro Pan-Americano de Judô, definiu 14 vagas na equipe principal para 2018. Quatro novatos chegaram ao time da elite nacional

sarahmenezesseletivaselecaobrasileirafotoVictorLimaCBJ.jpg
A campeã olímpica Sarah Menezes: de volta à Seleção na categoria peso ligeiro (48kg). Foto: Victor Lima/CBJ

O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô chegou ao fim neste domingo (12.11) e classificou 14 atletas para a Seleção Brasileira principal para 2018. Foi a última competição do ano que contou pontos para o Ranking Nacional. Os líderes garantiram vaga no time principal do Brasil para o ano que vem. As finais de todas as categorias foram disputadas neste domingo, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas (BA). As eliminatórias foram no sábado (11.11).

No feminino, a liderança do Ranking ficou com Camila Yamakawa (+78kg), Nathália Parisoto (78kg), Barbara Timo (70kg), Alexia Castilhos (63kg), Tamires Crude (57kg), Jéssica Pereira (52kg) e Sarah Menezes (48kg), que garantiu seu lugar na seleção de volta ao peso Ligeiro depois de um ano de testes no meio-leve (52kg).

"O judô brasileiro está evoluindo muito. Estão aparecendo novas meninas fortes no cenário nacional e, para meu retorno à seleção, foi de extrema importância participar tanto do Troféu Brasil quanto do Brasileiro”, afirmou Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres, 2012 .

"Neste ano estava com a cabeça bem em dúvida em relação às duas categorias, até que bati o martelo para voltar (à categoria 48kg). Fiz um trabalho sério na parte nutricional"
Sarah Menezes

“Fiz o dever de casa. Neste ano estava com a cabeça bem em dúvida em relação às duas categorias, até que bati o martelo para voltar (à categoria 48kg). Fiz um trabalho sério na parte nutricional e tive que participar dessas duas competições nacionais para garantir, mais uma vez, a minha vaga na Seleção Brasileira no peso ligeiro", prosseguiu a judoca. A última vez que Sarah havia participado de um processo seletivo para a Seleção Brasileira foi em 2007.

No masculino, os judocas Jonas Inocêncio (+100kg), Renan Nunes (100kg), Eduardo Bettoni (90kg), João Pedro Macedo (81kg), Alex Pombo (73kg), Diego Santos (66kg) e Raphael Miaque (60kg) lideraram o ranking nacional e se classificaram para a equipe principal. Bettoni, Macedo e Miaque já haviam garantido as vagas no sábado, quando se classificaram para as finais.

"Com essa nova regra do ranking prevaleceu quem teve mais constância. Eu consegui sendo campeão estadual e regional, além de ficar em terceiro no Troféu Brasil e com essa prata do Brasileiro Sênior", avaliou o peso ligeiro do Rio Grande do Sul Raphael Miaque, que mesmo perdendo a final para o paulista Allan Kuwabara, se garantiu na seleção.

Miaque é um dos quatro novatos na seleção pelo Ranking Nacional, ao lado de João Pedro Macedo, Jonas Inocêncio e Alexia Castilhos. Os outros dez já integram ou integraram a equipe principal.

A próxima competição classificatória para a equipe nacional será a Seletiva Tóquio 2020 - Etapa II, que também será disputada no Centro Pan-Americano de Judô, no dia 12 de dezembro. Participarão os judocas ranqueados de 2º a 9º lugar em suas categorias, além de atletas convidados pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Veja abaixo a lista completa dos medalhistas e o resultado final por estados:

» Resultados Finais Por Categoria
» Quadro de Medalhas

» Súmulas - Todas as Categorias
» Finais - ordem de lutas

Fonte: Confederação Brasileira de Judô