Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileira ganha prêmio anual de fair play da União Internacional de Pentatlo Moderno

Pentatlo moderno

01/12/2017 09h20

Pentatlo Moderno

Brasileira ganha prêmio anual de fair play da União Internacional de Pentatlo Moderno

Stephany Saraiva já havia sido reconhecida duas vezes por gesto de jogo limpo, dentre eles o diploma de Ato de Fair Play do Comitê Olímpico Internacional

Depois de receber do Comitê Olímpico Internacional (COI) o diploma de Ato de Fair Play pelo jogo limpo na edição de 2016 do Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, na Argentina, a brasileira Stephany Saraiva é novamente reconhecida pelo feito. Desta vez, a carioca de 22 anos foi homenageada com o prêmio anual de fair play da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

O anúncio foi feito durante o congresso anual da entidade que regula a modalidade olímpica, em Tbilisi, na Georgia. Stephany se juntou ao hall de premiados do ano, revelados no evento da UIPM, tais como os melhores atletas sênior (Gulnaz Gubaydullina, da Rússia, e Valentin Prades, da França) e júnior (Kim Sunwoo, da Coreia do Sul, e Marek Grycz, da República Tcheca).

stephanysaraiva_premiofairplay2_nov17belgica.jpg
Jovem brasileira Stephany Saraiva é reconhecida internacionalmente pela honestidade durante evento na Argentina. Foto: Divulgação

"Fiquei muito surpresa com mais esse prêmio. Isso vai ser importante, em particular, para o pentatlo moderno, pois foi uma premiação vinda da entidade máxima da modalidade. Fico muito agradecida e espero que isso ajude de alguma forma o esporte e que com a repercussão que a notícia está tendo que as pessoas tenham a curiosidade de conhecer mais a modalidade e também apoiá-la um pouco mais", disse Stephany, que foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

Direto da Georgia
O ato de fair play que gera tanta repercussão na carreira da brasileira ocorreu quando, no Pan-Americano de 2016, em Buenos Aires, um juiz deu Stephany como vitoriosa durante um dos duelos da esgrima. Mas ela tinha certeza de que não tinha tocado com a espada em sua adversária e alertou ao juiz. Ele voltou atrás e a luta seguiu.

A brasileira acabou levando a melhor contra a guatemalteca Isabel Brand, vencendo a adversária por três a dois. E ali mesmo na Argentina, no final da competição, a UIPM resolveu dar à carioca um troféu pelo belo gesto apresentado. Um ano depois veio o prêmio do Comitê Olímpico Internacional e agora essa nova homenagem da UIPM.

Presente no Congresso da entidade, na Geórgia, o presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Helio Meirelles, foi quem recebeu para Stephany o novo prêmio. O dirigente se diz muito honrado em receber a homenagem em nome da brasileira.

"Os organizadores da cerimônia de encerramento do congresso que premiou diversos atletas que se destacaram pelos títulos alcançados ao longo do ano deixaram justamente o prêmio da Stephany para ser o último, merecendo comentários que enalteceram ainda mais o comportamento da atleta", conta Helio.

Confira lista de campeões de 2017 da UIPM: 

Melhor Atleta Júnior Feminino: Kim Sunwoo (Coreia do Sul)

Melhor Atleta Júnior Masculino: Marek Grycz (República Tcheca)

Melhor Atleta Sênior Feminino: Gulnaz Gubaydullina (Rússia)

Melhor Atleta Sênior Masculino: Valentin Prades (França)

Melhor Técnico (Choi Eujong (Coreia do Sul)

Melhor Time: Rússia

Melhor Contribuição: Dr. Klaus Hartmann (Alemanha)

Prêmio de Fair Play: Stephany Saraiva (Brasil)

Melhor Competição: Final da Copa do Mundo (Vilnius, Lituânia)

Melhor Promoção de Competição: Campeonato Mundial Sênior (Cairo, Egito)

Melhor Organização: Federação Húngara de Pentatlo Moderno, pelo Mundial Júnior em Székesfehérvár

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno