Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence Austrália por 3 sets a 0 na estreia da segunda fase do Mundial masculino

Volei

21/09/2018 16h12

Vôlei

Brasil vence Austrália por 3 sets a 0 na estreia da segunda fase do Mundial masculino

Equipe soma, agora, cinco vitórias e uma derrota. Neste sábado, desafio será diante da Eslovênia, a partir das 15h30

O Brasil iniciou sem margem para sustos a caminhada na segunda fase do Mundial de Vôlei Masculino. Jogando em Bolonha, na Itália, a equipe venceu a Austrália por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/22 e 25/15, em 1h32min de partida. Neste sábado, no mesmo ginásio PallaDozza, o desafio será diante da Eslovênia, a partir das 15h30 (de Brasília). No domingo, a equipe encerra a segunda fase contra a Bélgica.

O oposto Wallace foi um dos principais pontuadores brasileiros, com 12 acertos. Foto: FIVB

Pelo lado brasileiro, os principais pontuadores foram o ponteiro Douglas, com 13, e o oposto Wallace, com 12. O destaque na partida foi o oposto Lincoln Williams, da Austrália, com 16 acertos. Um público de 3.800 torcedores acompanhou a partida no ginásio com capacidade para cinco mil torcedores.

Nós sabíamos que não seria fácil e estávamos conscientes de que tínhamos de ter uma performance muito boa"
Bruninho, levantador

"Estamos felizes com o resultado. Foi importante. Contudo, podemos e precisamos jogar um pouco melhor, principalmente no bloqueio e na defesa. Fizemos a diferença em momentos importantes e mantivemos a calma para jogar mentalmente da forma correta", afirmou o técnico Renan Dal Zotto. "É importante termos atletas que assumem a responsabilidade quando é necessário", completou o treinador, em referência a Wallace e ao ponteiro Lipe.

Levantador e capitão da equipe brasileira, Bruninho afirmou que não foi surpresa a atuação consistente da Austrália nas duas primeiras parciais. "Eles já tinham mostrado na primeira fase que podiam ser adversários difíceis para as equipes mais fortes. Nós sabíamos que não seria fácil e estávamos conscientes de que tínhamos de ter uma performance muito boa", afirmou.

No lado australiano, o técnico Mark Lebedew avaliou que a equipe não conseguiu atingir o nível que ele gostaria. "Não acho que jogamos muito bem. Ainda não conseguimos achar o caminho apropriado para atuar diante dos melhores times. Cometemos muitos erros. Tivemos boas chances de vencer um ou dois sets. Temos de aprender dessa experiência", avaliou.

Morte lenta

A frustração de Lebedew é maior porque a Austrália está praticamente eliminada. O regulamento prevê que os resultados da primeira fase sejam somados à campanha das seleções na segunda etapa. Como já tinha três derrotas e duas vitórias no "currículo", o quarto revés praticamente sepulta as chances de a equipe da Oceania seguir adiante.

O Brasil soma cinco vitórias e um tropeço. Eslovênia e Bélgica, que jogariam ainda nesta tarde, somam ambos três vitórias e duas derrotas. O primeiro do grupo ao fim das três rodadas e os dois melhores segundos colocados levando-se em conta as quatro chaves do torneio seguem para o hexagonal que define os semifinalistas. A decisão será em 30 de setembro, na cidade italiana de Turim.

Outros resultados

Na abertura das outras três chaves, outras três partidas haviam sido encerradas até o início da tarde. Em Sofia, na Bulgária, os Estados Unidos seguem invictos, agora com seis vitórias, após derrotarem o Canadá por 3 sets a 1. Em Milão, a Rússia superou a Holanda por 3 sets a 0. Em Varna, na Bulgária, a Sérvia venceu a França por 3 sets a 2, com 18 x 16 no tiebreak. 

Gustavo Cunha, rededoesporte.gov.br