Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence a China e termina a primeira fase na liderança do Grupo B

Volei

18/09/2018 16h54

Mundial de vôlei

Brasil vence a China e termina a primeira fase na liderança do Grupo B

As outras três vagas da chave ficaram com Holanda, França e Canadá. Na segunda fase, em Bolonha, na Itália, o Brasil vai encarar Bélgica, Eslovênia e Austrália

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei fez o dever de casa nesta terça-feira (18.09), em Ruse, na Bulgária. Pela última rodada da fase de classificação do Grupo B do Campeonato Mundial, a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto venceu a China por 3 sets a 0 (25/21, 25/22, 25/17) na Arena Monbat e consolidou a classificação em primeiro lugar para o segundo turno. O oposto Wallace foi o principal pontuador do confronto, com 21 pontos. O ponteiro Douglas Souza anotou 13.

Equipe brasileira venceu quatro dos cinco compromissos na chave e segue para Bolonha, na Itália. Foto: FIVB

O Brasil terminou a primeira fase com quatro vitórias e uma derrota no Grupo B. O Canadá, que tinha chances de tirar o Brasil da primeira posição, perdeu para a França por 3 sets a 1 e acabou com a quarta colocação. A Holanda ficou em segundo e a França, em terceiro. Egito e China foram eliminados.

Nos critérios de desempate, são levados em conta o número vitórias e derrotas, a quantidade de sets vencidos e perdidos e o número de pontos em cada set. O Brasil venceu dois adversários por 3 x 0 (China e Egito), bateu o Canadá por 3 x 1 e superou a França por 3 x 2. A única e surpreendente derrota foi diante da Holanda, a quem o Brasil havia superado três vezes com certa facilidade na fase de preparação. Assim, o Brasil somou 13 sets vencidos e seis perdidos, com 439 pontos anotados e 405 sofridos.

"Claro que o ideal era tentar vencer todos os jogos para saber desde sempre que a gente ia se classificar em primeiro e não levar derrota para a próxima fase, mas acho que faz parte num campeonato longo como esse", afirmou o central Lucão em entrevista à Sportv ao fim da partida.

Com isso, o Brasil vai disputar a segunda fase do Mundial em Bolonha, na Itália. Nesta etapa, as 16 equipes que seguiram vivas são divididas em quatro grupos. Os outros três serão em Milão, na Itália, além de Sofia e Varna, na Bulgária. Cada time faz três jogos. O primeiro de cada novo grupo e os dois melhores segundos seguem para a terceira fase, que reunirá apenas as seis melhores equipes.

Um detalhe importante: os resultados da fase preliminar seguem válidos. Eles se somam à campanha da segunda etapa para definir quem seguirá adiante. O Brasil fará partidas contra o segundo e o terceiro colocados do Grupo A (Bélgica e Eslovênia) e contra o quarto colocado do Grupo C, a Austrália. A partir da terceira fase, todos os jogos serão em Turim, na Itália. 

Gustavo Cunha, rededoesporte.gov.br