Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence a Alemanha em arrancada emocionante e já faz história

Volei paralímpico

14/09/2016 02h21

Vôlei sentado

Brasil vence a Alemanha em arrancada emocionante e já faz história

É a primeira vez que a seleção masculina de vôlei sentado avança à semifinal paralímpica. Para atletas, apoio da torcida tem sido fundamental

O pavilhão 6 do Riocentro estava lotado e com um barulho animador vindo das arquibancadas na noite desta terça-feira (13.09). O motivo da euforia: assistir a Brasil e Alemanha duelarem pela segunda - e última - vaga do Grupo A para a semifinal paralímpica do vôlei sentado masculino. Os adversários alemães tomaram o primeiro set do Brasil, fechando em 24/26, mas a virada brasileira, ao som de “eu acredito”, veio a partir do segundo set, em uma arrancada que teve parciais de 25/23, 25/18 e 25/12. O resultado leva o time do técnico Fernando Guimarães à semifinal, inédita para a modalidade.

“Jogo contra a Alemanha nunca é fácil. É uma equipe aguerrida, que foi terceira colocada na última Paralimpíada. Eles têm uma defesa muito boa. Nós fazemos intercâmbio direto com os caras, hoje conseguimos estudar o estilo deles e conseguimos fazer tudo o que foi pedido. No início teve um pouco de ansiedade, mas depois baixou. Todos os jogadores que entraram foram bem. Nós não temos seis jogadores, temos 12”, disse o capitão Fred.

Brasileiros comemoram vitória sobre a Alemanha e vaga na semifinal: ajuda da torcida. Foto: Miriam Jeske/ Brasil2016.gov.br/ HeusiAction

Mesmo com a empolgação geral que tomou conta do ginásio desde o início, a seleção não convenceu imediatamente. No primeiro set, o Brasil saiu atrás da Alemanha, que chegou a abrir uma vantagem de seis pontos. A recuperação veio ainda na primeira etapa e o Brasil teve o set point nas mãos, mas os alemães foram superiores à ansiedade brasileira e finalizaram a primeira parcial em 26/24. 

"Jogo contra a Alemanha nunca é fácil. É uma equipe aguerrida, que foi terceira colocada na última Paralimpíada. Eles têm uma defesa muito boa. A diferença é que não temos seis jogadores, temos 12”
Fred

O segundo set seguiu acirrado e disputado ponto a ponto, mas desta vez o resultado foi positivo para o lado brasileiro, fechando a parcial em 25/23. Neste momento, os torcedores pareciam já saber qual seria o final da história, porque a comemoração muito empolgante. 

Mais tranquilos com o empate, os brasileiros embalaram e fizeram bonito nos sets seguintes ao vencer o terceiro por 25 a 18 e o último, que garantiu a classificação, por 25 a 12. A superioridade brasileira tomou conta do jogo e desestabilizou a fria seleção alemã, que tomou dois cartões vermelhos por reclamação.

Melhor desempenho

Maior pontuador do jogo, com 23 tentos anotados, Anderson Ribas afirmou que teve hoje o seu melhor desempenho em quadra desde que começou no vôlei sentado. “O atleta tem que ser disciplinado e tem horas que não sou, mas hoje obedeci os comandos do Fernando e deu tudo certo”. Ainda em quadra, Anderson sentiu o ombro esquerdo e, após o jogo, acalmou o torcedor dizendo que foi apenas um choque. “Quando fui passar a bola, não vi que estava perto do poste, mas acho que não foi nada sério. Só a pancada mesmo”.    

Agora, a seleção pode ter uma noite tranquila de sono. Porém, essa tranquilidade pode esbarrar em um gigante de 2,46m. O adversário será o primeiro colocado do Grupo B, a ser oficializado depois da rodada desta quarta (Bósnia x China e Ucrânia x Irã). O favoritismo é do Irã, berço de Morteza Mehrzad, atleta que virou sensação nos Jogos Paralímpicos por seu tamanho. “O gigante é o cara que deu uma turbinada no time do Irã, mas não acredito que seja impossível ganhar deles. Você tem que jogar com o coração, parceiro. Dentro de casa, com toda essa torcida linda, não dá para fazer feio”, finalizou, otimista, o capitão Fred. 

Vôlei Sentado - Jogos Paralímpico Rio 2016 - 13/09/2016

Valéria Barbarotto - Brasil2016.gov.br