Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil termina Grand Prix de atletismo paralímpico com mais três recordes mundiais

Atletismo paralímpico

03/07/2018 11h58

Atletismo paralímpico

Brasil termina Grand Prix de atletismo paralímpico com mais três recordes mundiais

Em Berlim, brasileiros conquistaram 50 medalhas, sendo 29 de ouro, 13 de prata e oito de bronze

A Seleção Brasileira de atletismo paralímpico despediu-se com excelentes resultados do Grand Prix da modalidade, em Berlim, realizado no último fim de semana. Os 40 atletas brasileiros conquistaram 50 medalhas, sendo 29 de ouro, 13 de prata e oito de bronze. No domingo (01.07), três novos recordes mundiais foram estabelecidos: Petrúcio Ferreira, da classe T47, nos 200m, Thiago Paulino (F57) no lançamento de disco e Elizabeth Gomes (F52) no lançamento de dardo.

O Grand Prix é o evento de maior importância para a modalidade na temporada 2018, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). No sábado (30.06), o Brasil conquistou 33 medalhas e o atleta André Rocha (F53) quebrou o recorde mundial no arremesso de peso, com 8m83.

petrucio_gp.jpg
Petrúcio quebrou novamente o recorde dos 200m. Foto: Ralf Kuckuck/IPC

O paraibano Petrúcio Ferreira (T47) mais uma vez se mostrou o mais rápido nos 200m e diminuiu seu próprio recorde mundial ao terminar a prova em 21s17. Ele já havia batido o recorde mundial dos 100m na etapa de Paris do Grand Prix de atletismo, também no mês de junho, com 10s50, superando seu próprio recorde em três centésimos.

"Foram ótimas competições fora do país. Estou muito feliz por ter melhorado a minha marca. Mesmo com o vento contra, consegui melhorar meu tempo. Vim para me superar", declarou o velocista. O jovem de 20 anos perdeu parte do braço esquerdo ao sofrer um acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos de idade, em São José do Brejo do Cruz, interior da Paraíba, onde nasceu.

No campo, o paulista Thiago Paulino (F57) garantiu a medalha de ouro e o recorde mundial na prova de lançamento de disco, com a marca de 48m53. A antiga marca de 48m04, do ano passado, já era do atleta.

Já a santista Elizabeth Gomes (F52) estabeleceu uma nova marca no lançamento de dardo, com 14m16, superando a croata Antonia Balek (13m46), recordista desde 2009. Em abril, no Open Loterias Caixa, no CT Paralímpico, em São Paulo, Beth bateu o recorde das Américas na mesma prova. No início de junho, na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, bateu os recordes mundiais do arremesso de peso e lançamento de disco. No Grand Prix de Paris, quebrou novamente o recorde do lançamento de disco.

"Os resultados nessas competições na Europa foram muito bons. Os atletas de pista tiveram um pouco mais dificuldade devido ao vento forte e contra, mas ainda assim tivemos bons resultados e recordes. Nas provas de campo, o planejamento com esses atletas foi justamente para que aqui em Berlim eles pudessem ter esses ótimos resultados e deu certo. O número de medalhas também foi alto", comentou o coordenador da modalidade, Ricardo Melo.

Esta etapa de Berlim encerra a temporada de eventos na Europa. Nacionalmente, a próxima competição será a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em agosto.

» Resultados do Brasil no Grand Prix

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)