Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil terá oito representantes no Sul-Americano de Pentatlo Moderno

Atletismo

15/12/2017 11h46

Cochabamba

Brasil terá oito representantes no Sul-Americano de Pentatlo Moderno

Competição será realizada neste fim de semana, na Bolívia, e servirá de evento-teste para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

Menos de uma semana depois de encararem o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2017, oito pentatletas do país disputam, neste fim de semana, em Cochabamba, na Bolívia, o Sul-Americano da modalidade. O torneio, que começa nesta sexta-feira (15.12) e prossegue até o domingo (17.12), servirá de evento-teste da modalidade olímpica para os Jogos Sul-Americanos de 2018, que serão realizados em Cochabamba.

rasil estará representado por Bianca Cavalcanti, Isabela Abreu e Priscila Oliveira, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Victor Aguiar e William Muinhos, no masculino.

Priscila Oliveira é uma das esperanças do Brasil em Cochabamba. Foto: divulgação

Todos os oito atletas da delegação brasileira competiram no Brasileiro realizado no último sábado (09.12), no Rio de Janeiro. Lá, Priscila Oliveira e Danilo Fagundes conquistaram o pentacampeonato no torneio. A pernambucana de 29 anos estreará nas arenas de Cochabamba antes do carioca, também de 29 anos. Ela entra em ação nesta sexta, na disputa feminina, e ele no sábado, no evento entre os homens.

"Os treinamentos para o Sul-Americano foram os mesmos para o Brasileiro. A competição no Rio até serviu como teste para o torneio de agora", Priscila conta. "Não parei de treinar neste segundo semestre, inclusive passei o mês de novembro nos Estados Unidos para um aperfeiçoamento", relembra, referindo-se ao camp training que fez na América do Norte.

Priscila tem um bicampeonato (2010 e 2011), dois vice-campeonatos (2013 e 2016) e dois bronzes sul-americanos (2007 e 2008). Além disso, a número 1 do ranking nacional feminino foi bronze nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014. Ela sabe que uma das dificuldades que irá enfrentar na Bolívia vai muito além das arenas de esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

"Não posso negar que a gente vai competir em uma altitude de 2,5 mil metros e que isso faz muita diferença para a gente. Mas não quero ficar pensando nisso. Vou dar o meu máximo para defender os meus títulos e espero voltar com alguma medalha. Vai ser difícil, mas a gente gosta de coisa difícil mesmo", diz Priscila.

Danilo Fagundes vai à Bolívia esperando uma igualdade nos seus resultados. O carioca tem duas medalhas no Sul-Americano: um ouro (2012) e uma prata (2015); sem contar a prata nos Jogos Sul-Americanos de 2014. "Não tenho competido esperando resultados. Busco a homogeneidade nas provas independente dos outros atletas", Danilo é direto.

O Brasil no Sul-Americano de Cochabamba

Feminino
» Bianca Cavalcanti
» Isabela Abreu
» Priscila Oliveira

Masculino
» Danilo Fagundes
» Felipe Nascimento
» Gabriel Sasaqui
» Victor Aguiar
» William Muinhos

Programação
» Sexta (15.12): Disputa Feminina
» Sábado (16.12): Disputa Masculina
» Domingo (17.12): Revezamento misto

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno