Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil tem cinco atletas em etapa da Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem

Canoagem

23/05/2019 11h52

Canoagem

Brasil tem cinco atletas em etapa da Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem

Evento tem início nesta quinta-feira (23.05) e vai até domingo em Poznan, na Polônia

Os canoístas brasileiros já estão em Poznan na Polônia para o início da temporada internacional na disputa da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A competição conta com uma longa lista de medalhistas olímpicos e campeões mundiais. O evento tem início nesta quinta-feira (23.05).

Isaquias Queiroz e Erlon de Souza são os representantes na canoagem olímpica. Eles estão na Europa desde a semana passada e vão competir somente as provas individuais do C1 Masculino 1000 metros e C1 Masculino 500 metros. Dono de três duas pratas e um bronze olímpicos, Isaquias teve uma pequena dor no pé esquerdo, mas garante que isso não abala o ritmo de treinos e está bem preparado.

#pracegover: foto mostra Isaquias Queiroz após cruzar a linha de chegada de uma prova de canoagem de velocidade
Isaquias Queiroz é o principal nome da canoagem de velocidade olímpica brasileira. Foto: ICF/Divulgação

"Está normal e vamos tentar remar o máximo para aguentar o gás. Vamos participar dessas etapas para colher a sensação da disputa e afinar o treinamento para o mundial (será em Szeged, na Hungria, em agosto)", afirma o atleta.

Há 10 anos sem remar nas competições em barco individual, Erlon vê como um desafio a disputa. "O objetivo aqui é ser finalista, pegar a melhor posição possível", afirma. Para ele, a prova faz parte do caminho traçado até Tóquio. "Estamos aqui para fazer uma somatória do que queremos para o Mundial, onde vamos buscar as vagas para os Jogos Olímpicos. Queremos fazer bem feito para saber como está o nosso nível em comparação com os europeus. Vai ser uma das competições mais disputadas", explica.

Além dos brasileiros, destacam-se na competição o canadense Laurence Vincent-Lapointe, a neozelandesa Lisa Carrington, o alemão e super campeão Sebastian Brendel, o britânico Liam Heath, além do português Fernando Pimenta.

Paracanoagem

O Brasil tem três atletas na brigar pelas medalhas na canoagem paralímipca. Caio Ribeiro disputa as classes KL3 e VL3, Igor Alex Tofalini disputa a VL2 e Luis Carlos Cardoso da Silva as provas do KL1 e VL2.

Para Igor, a competição é importante por ser um ano de disputas das seletivas para os Jogos Paralímpicos do ano que vem. "Cabe a nós fazer um bom trabalho e avaliar o desempenho dos atletas, para que possamos dar continuidade no trabalho que a gente vem fazendo", comenta. Na mesma linha Luiz Carlos Cardoso também buscar o melhor resultado na água, "Pretendo aplicar tudo o que treinei durante esses meses. Espero poder conseguir chegar ao pódio e ter o prazer de erguer a nossa bandeira".

Caio Ribeiro vai disputar a competição com um diferencial. "Estou querendo ver como vai ser o meu desempenho usando uma prótese, porque vai ser uma coisa nova. É uma prótese diferente e na canoa nunca remei assim". Ele também fala da expectativa de avaliar os outros atletas, sendo que o evento teve recordes de inscrições. "Estou me sentindo muito bem, muito confiante, darei o meu melhor e o objetivo é ir para a final", diz.

De acordo com o supervisor da modalidade, Leonardo Maiola, o Brasil sempre esteve entre os cinco melhores países do Mundo e o objetivo é seguir nessa tradição, mesmo com um circuito que julga adverso. "Tem bastante vento e onda, é um pouco mais complicado e diferente de ontem os atletas treinam no Brasil. Apesar disso, eles estão preparados".

Equipe do Brasil

Canoagem Velocidade
Isaquias Queiroz dos Santos
Erlon de Souza Silva

Paracanoagem
Caio Ribeiro de Carvalho
Igor Alex Tofalini
Luis Carlos Cardoso da Silva

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem