Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sorteio determina caminho duro para o Brasil no Mundial de Basquete masculino

Basquete

16/03/2019 18h31

Basquete

Sorteio determina caminho duro para o Brasil no Mundial de Basquete masculino

Equipe nacional fica no Grupo F, ao lado de Grécia, Montenegro e Nova Zelândia. Pelo regulamento, as seleções jogam entre si em turno único e os dois melhores seguem adiante

A Seleção Brasileira Masculina de basquete conheceu, neste sábado (16.03), os adversários na fase inicial da Copa do Mundo da China 2019, que será disputada de 31 de agosto a 15 de setembro. O Brasil integra o Grupo F e terá pela frente, na primeira fase, Grécia, Nova Zelândia e Montenegro. A sede do grupo é na cidade chinesa de Nanquim.

A estreia da equipe comandada pelo técnico Aleksandar Petrović será no dia 31 de agosto (um sábado), contra a Nova Zelândia. No dia 2 de setembro (segunda-feira), o adversário será a Grécia. E, no dia 4 de setembro (quarta-feira), time encerra a primeira fase diante de Montenegro.

De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro dos respectivos grupos, e os dois melhores avançam. Na segunda fase, os dois classificados no Grupo F irão formar o Grupo K, ao lado do primeiro e segundo colocados do Grupo E, que tem EUA, Japão, República Tcheca e Turquia.

leandrinho.png
Leandrinho foi um dos destaques da equipe nacional na fase eliminatória para a Copa do Mundo. Foto: CBB

Pedreiras

O emparceiramento deixou o Brasil em um grupo bem difícil. A seleção grega espera contar com o ala-pivô Giannis Antetokounmpo, peça-chave do Milwaukee Bucks e forte candidato a MVP (melhor jogador) da temporada atual da NBA. A equipe de Montenegro tem como potencial destaque o pivô Nikola Vucevic, do Orlando Magic, e a Nova Zelândia aposta em Steven Adams, especialista nos rebotes no Oklahoma City Thunder.

Pelo lado brasileiro, o técnico croata Aleksandar Petrovic, que concederá entrevista coletiva na quinta-feira (21.03), espera poder reforçar a equipe com jogadores da NBA e da Europa que pouco apareceram nas eliminatórias. Marcelinho Huertas, Raulzinho, Caboclo, Felício e Nenê são os principais nomes. O grupo que vem atuando com mais frequência mescla antigos destaques, como Leandrinho, Alex e Varejão, e talentos da nova geração, como Didi e Yago.

Vaga olímpica em disputa

O que faz da Copa do Mundo da China um evento de ainda maior relevância para a modalidade é que o torneio vale diversas vagas olímpicas. Os sete melhores países carimbam o passaporte de forma direta. Os 16 que vierem na sequência conquistam o direito de disputar torneios pré-olímpicos. 

Confira todos os grupos do Mundial:
Grupo A (Pequim): Costa do Marfim, Polônia, Venezuela e China
Grupo B (Wuhan): Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria
Grupo C (Guangzhou): Espanha, Irã, Porto Rico e Tunísia
Grupo D (Foshan): Angola, Filipinas, Itália e Sérvia
Grupo E (Shanghai): Turquia, República Tcheca, Estados Unidos e Japão
Grupo G (Shenzhen): República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia
Grupo H (Dongguan): Canadá, Senegal, Lituânia e Austrália

O sorteio foi realizado em Shenzhen, na China, com a presença de nomes importantes da modalidade, como os ex-jogadores Yao Ming, célebre astro da seleção chinesa, e Kobe Bryant, que se consagrou no Los Angeles Lakers. O cantor Jason Derulo foi responsável pela parte artística.

Fonte: rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Basquete