Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletismo rende mais dez pódios ao Brasil nos Jogos Sul-Americanos

Atletismo

07/06/2018 03h43

Cochabamba 2018

Atletismo rende mais dez pódios ao Brasil nos Jogos Sul-Americanos

Atletas nacionais conquistaram três medalhas de ouro, três de pratas e quatro de bronze

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

O atletismo brasileiro desencantou nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. No segundo dia de disputas da modalidade, o Time Brasil conquistou dez pódios para o país, sendo três medalhas de ouro, três de pratas e quatro de bronze.

Laila Domingos conquistou o ouro ao lançar o dardo na marca de 60m. A medalha de prata ficou com a colombiana Maria Lucelly Murillo, que lançou 59m. A brasileira Eloah Caetano Scramin completou o pódio, com 57m. "Gostei muito da minha participação. Os 60 metros são a marca que eu gostaria de ter como média. Estou muito feliz em conquistar o título", disse. Laila começou tarde no esporte, aos 25 anos. A primeira experiência com o esporte foi na universidade onde cursava educação física, no Ceará.

Laila Domingos lançou o dardo a 60m. Foto: cochabamba2018.bo
"Os 60 metros são a marca que eu gostaria de ter como média. Estou muito feliz em conquistar o título"
Laila Domingos

Barreiras para trás

O hino nacional também tocou na premiação dos 110metros com barreiras. Eduardo dos Santos Rodrigues garantiu o ouro com 13s44. Os colombianos Fanor Escobar Sinisterra (13s61) e Juan Carlos Moreno (13s68) conquistaram prata e bronze, respectivamente.

"O resultado foi bom, mas esperava mais da minha marca. O grande objetivo era melhorar o meu tempo e correr na casa dos 13s40. A prova queimou a largada e eu tinha saído muito bem, mas se tivesse valido a primeira acho que teria melhorado o meu tempo", avaliou Eduardo.

A terceira medalha de ouro foi garantida por Lucas Carvalho, nos 400m rasos. O brasileiro cruzou a linha de chegada com 45s61. A prata ficou com Yilmar Madera, da Colômbia, com 45s64. O bronze foi conquistado por Winston Oudkerk George, de Guiana, com 45s67.

Na prova dos 400m rasos feminino, a brasileira Geisa Coutinho ficou com a medalha de prata, com 52s93. O título continental ficou com a colombiana Yenifer Padilla Gonzalez, com 52s14, e o bronze com a chilena Fernanda Mackenna Cooper, com 53s60.

Na prova do salto em distância, a brasileira Elaine Martins conquistou a medalha de prata ao saltar 6,66m. A peruana Paola Mautino Ruiz ficou com o ouro, nos mesmos 6,66m, sem erros. Já o bronze foi para Nathalee Joane Aranda, do Panamá.

Na prova masculina do salto em altura, Fernando Carvalho Ferreira superou os 2,25m e obteve a medalha de prata. O título continental ficou com o venezuelano Eure Javier Yanez Ruiz, com 2,28m, e o bronze com o argentino Carlos Layoy, com 2,25m.

Eduardo dos Santos foi o mais rápido na prova dos 110m com barreiras. Foto: Cochabamba2018.bo

Velozes e talentosas

Na prova dos 100m rasos feminino, Vitoria Rosa ficou com o bronze, com o tempo de 11s23. A medalha de ouro foi conquistada pela equatoriana Narcisa Marizol Benitez, com o tempo de 11s12, e a prata com a equatoriana Angela Gabriela Tenorio, com 11s13. Na prova masculina, o carioca Vítor Hugo conquistou o bronze, com 10s12.

Para fechar o dia de pódios, o brasileiro Felipe dos Santos ficou com a medalha de bronze na prova do decatlo. O título ficou com venezuelano Geormi Gregorio e a prata com o colombiano Jose Gregorio Lemos Rivas.

Breno Barros, de Cochabamba, na Bolívia – Rededoesporte.gov.br