Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil se recupera, bate o Canadá por 3 a 1 e ainda briga pela liderança do grupo

Volei

17/09/2018 17h07

Mundial de Vôlei

Brasil se recupera, bate o Canadá por 3 a 1 e ainda briga pela liderança do grupo

Última partida na fase de classificação do torneio disputado na Bulgária e na Itália será nesta terça, contra a já eliminada China, a partir das 11h

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei se recuperou do tropeço diante da Holanda no Campeonato Mundial de Vôlei. Jogando contra a equipe do Canadá, que estava invicta na competição, os comandados pelo técnico Renan Dal Zotto venceram por 3 sets a 1 (25/22, 19/25, 25/23 e 25/18) e ainda brigam pela liderança do Grupo B da competição, que é disputada na Itália e na Bulgária.

Lucão sobe para fazer o ataque durante a partida contra o Canadá. Central anotou oito pontos. Foto: FIVB

"Fico feliz com o resultado. Acho que a gente fez o que a gente se propôs. Conversamos bastante depois do jogo contra a Holanda e hoje jogamos bem dentro da nossa estratégia. Eles têm um volume muito grande. Nosso bloqueio teve dificuldade de se adaptar. Foi um jogo difícil, tenso", afirmou o atacante Lipe ao fim do duelo na Arena de Ruse, na Bulgária.

"Acho que a equipe entrou mais focada pela importância do jogo. Se perdêssemos praticamente daríamos adeus lá na frente. Seria uma morte lenta. O time foi lúcido"
Bruninho, levantador

De fato, o Canadá impôs muitas dificuldades ao sistema defensivo brasileiro. Se na vitória contra a França na segunda rodada o Brasil conseguiu 18 pontos de bloqueio, diante dos canadenses foram apenas três. Assim, o caminho encontrado pelo Brasil foi acionar o ponteiro Douglas (15 pontos) e o oposto Wallace (24), os dois principais pontuadores do time.

"Acho que a equipe entrou mais focada pela importância do jogo. Se perdêssemos praticamente daríamos adeus lá na frente. Seria uma morte lenta. O time foi lúcido", avaliou o levantador Bruninho, capitão da equipe, numa referência ao fato de a pontuação da primeira fase ser levada em consideração ao longo da segunda etapa da competição. 

A última partida da Seleção na primeira fase será disputada nesta terça (18.09), a partir das 11h (de Brasília), contra a China. A equipe asiática já está eliminada, com quatro derrotas em quatro partidas. "Agora é tomar banho e descansar. Ninguém aqui quer mais cair em qualquer tipo de armadilha", afirmou Bruninho.

Por enquanto, o Brasil ocupa provisoriamente a terceira posição da tabela de classificação do Grupo B, com três vitórias (Egito, França e Canadá) e uma derrota (Holanda). Os quatro primeiros seguem adiante para a segunda fase. A liderança, por ora, é da Holanda, que já encerrou a participação na primeira fase, com quatro vitórias e uma derrota. Em segundo está o Canadá (três vitórias e uma derrota), que enfrenta a França nesta terça, a partir das 14h30 (de Brasília), na última partida do grupo.

A vitória do Brasil nesta segunda-feira foi a quarta consecutiva do Brasil sobre o Canadá em Mundiais. As três partidas anteriores, em 1994 (Atenas, na Grécia), 1998 (Hiroshima, no Japão) e 2014 (Katowice, na Polônia) terminaram em 3 sets a 0 para o Brasil.

Regulamento da competição. Final será no dia 30, em Turim, na Itália.

Gustavo Cunha, rededoesporte.gov.br