Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil pode ter até 12 duplas na etapa do Rio do Circuito Mundial de vôlei de praia

Volei de praia

12/05/2017 10h53

Vôlei de praia

Brasil pode ter até 12 duplas na etapa do Rio do Circuito Mundial de vôlei de praia

Oito times nacionais já estão garantidos na fase de grupos, mas cota do país e qualificatório podem aumentar o número de representantes

A etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia, de 17 a 21 deste mês, no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, terá diversas duplas representando a bandeira verde e amarela em busca de medalhas. Oito times já estão garantidos na fase de grupos e outras quatro duplas podem conquistar a vaga por meio da cota do país e do torneio qualificatório.

A realização da etapa do Brasil do Circuito Mundial de vôlei de praia no Centro Olímpico de Tênis é resultado de parceria entre a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em ação para uso sistemático das instalações do Parque Olímpico da Barra geridas pela entidade (Velódromo, Centro Olímpico de Tênis e Arenas Cariocas 1 e 2).

Nos dias 17, 18, 19 e 20 (sessão manhã) a entrada é franca. Já nos dias 20 (semifinais) e 21 (finais) será cobrado ingresso. Os torcedores podem adquirir as entradas no site do evento.  

image.jpg
Oscar e Hevaldo buscam vaga na fase de grupos. Foto: Divulgação/FIVB

O qualificatório é uma rodada preliminar ao torneio principal, que permite às duplas com menor ranking lutarem por vaga em jogos eliminatórios. Os 16 times inscritos jogam em disputa única, do pior contra o melhor ranqueado. Basta uma vitória para ingressar na competição principal.

As quatro duplas já classificadas no naipe feminino são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Elize Maia/Taiana (CE/ES). Todas entram em quadra a partir de quinta-feira (18.05), já na fase de grupos. Os horários de todos os duelos só são conhecidos na véspera da disputa, após congresso técnico.

Além delas, mais dois times brigam para entrar no torneio pelo qualificatório, que acontece na quarta-feira (17.05): Josi/Lili (SC/ES) e a dupla vencedora do duelo entre Juliana/Carol Solberg e Maria Elisa/Carol Horta, em disputa do country quota (cota do país).

Já no naipe masculino, estão garantidos os campeões olímpicos no Rio 2016 Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), além de Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Evandro/André Stein (RJ) e Pedro Solberg/Guto (RJ). Eles também iniciam participação no torneio a partir de quinta-feira (18.05).

No qualificatório masculino, disputado também na quarta-feira, a partir das 12h, o Brasil terá outros dois times buscando a vaga: Oscar/Hevaldo (RJ/CE) e Vitor Felipe/Fernandão (PB/ES).

Ao final serão 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking ou convite, e outras oito provenientes do qualificatório. Cada um dos oito grupos terá quatro duplas, que se enfrentam entre si na primeira fase. Os primeiros colocados de cada chave vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase extra, de repescagem.

As duplas campeãs da etapa do Rio de Janeiro somam 800 pontos no ranking da temporada 2017. A etapa carioca paga um prêmio de 300 mil dólares e conta pontos para classificação ao Mundial, em agosto, na Áustria.

Duplas na fase de grupos

Feminino
Ágatha/Duda (PR/SE)
Elize Maia/Taiana (ES/CE)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ)
Larissa/Talita (PA/AL)

Masculino
Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
Álvaro Filho/Saymon (PB/MS)
Evandro/André Stein (RJ/ES)
Pedro Solberg/Guto (RJ)

Duplas no qualificatório

Feminino
Josi/Lili (SC/ES)
Juliana/Carol Solberg (CE/RJ) ou Maria Elisa/Carol Horta (PE/CE)

Masculino
Oscar/Hevaldo (RJ/CE)
Vitor Felipe/Fernandão (PB/ES)

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei